"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

DATAFOLHA INDICA QUE 34% SENTEM VERGONHA DE SEREM BRASILEIROS

Resultado de imagem para brasileiro deprimido charges
Charge do Frank, reproduzida de A Notícia
Nunca houve tanta gente com mais vergonha que orgulho de ser brasileiro, mostra pesquisa Datafolha. São 34% os que se sentem envergonhados, uma parcela que cresce desde o fim de 2014 e é hoje quase o quádruplo do seu menor resultado, 9%, no final de 2010. Os que se sentem mais orgulhosos que envergonhados são 63%, também a menor taxa da série histórica iniciada em março de 2000. O recorde anterior era de 67%, em julho de 2016.
A piora no sentimento se dá ao mesmo tempo em que há uma escalada de políticos e empresas envolvidos na Operação Lava Jato e acompanha índices altos de insatisfação com os últimos dois presidentes – Dilma Rousseff, que sofreu impeachment no segundo semestre de 2016, e Michel Temer.
LUGAR PARA VIVER – A avaliação do Brasil como lugar para viver recuou em relação a dezembro e voltou ao patamar de julho do ano passado, quando chegou ao nível mais baixo.
Morar no país é ruim ou péssimo para 20% da população, regular para 26% e bom ou ótimo para 54%, uma queda de sete pontos percentuais desde o final do ano passado.
Embora os dois indicadores ainda revelem otimismo – as avaliações positivas superam as negativas em 34 pontos percentuais na avaliação do Brasil e em 29 pontos em relação ao sentimento de orgulho ou vergonha –, ambos sofreram retração.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O Brasil é o país onde mais se toma Rivotril, porque a depressão é econômica, social e ética. Se pararem de vender o remédio, que não é milagroso e tem traja preta por implicar riscos, o desespero certamente aumentará. (C.N.)

03 de maio de 2017
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário