"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

SENADORES INVESTIGADOS NA LAVA JATO VOTARÃO NA ESCOLHA DE NOVO MINISTRO

NO TOTAL, SÃO 24 INVESTIGADOS, SENDO 13 PELA OPERAÇÃO LAVA JATO

O MINISTRO TEORI ZAVASCKI MORREU NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA, 19, EM UM ACIDENTE DE AVIÃO EM PARATY (FOTO: ROSINEI COUTINHO/SCO/STF)

Com a morte do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da República terá de escolher um substituto para ocupar sua cadeira na corte. A indicação deve ser feita ainda no mandato do presidente Michel Temer, mas não há prazo para a definição do nome.

Após a escolha, o indicado pelo presidente para suceder Teori no Supremo terá de passar por uma sabatina no Senado. Na Casa, 24 são investigados pelo STF – por terem foro privilegiado –, sendo 13 na mira da Operação Lava Jato. Todos terão direito a voto que refenderá o nome do nome ministro ou não.

São investigados na Lava Jato os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Jader Barbalho (PMDB-P), Benedito de Lira (PP-AL), Ciro Nogueira (PP-PI), Edison Lobão (PMDB-MA), Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), Fernando Collor (PTC-AL), Gladson Cameli (PP-AC), Valdir Raupp (PMDB-RO), Humberto Costa (PT-PE), Lindbergh Farias (PT-RJ), e Gleisi Hoffmann (PT-PR).

O ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira, 19, em um acidente de avião em Paraty (RJ).


20 de janeiro de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário