"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

"AMÉRICA GRANDE"

TRUMP TOMA POSSE COMO NOVO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS
'O POVO VAI GOVERNAR ESTA NAÇÃO NOVAMENTE', PROMETEU O DEMOCRATA


POSSE FOI ASSISTIDA POR MILHARES DE APOIADORES, MAS CAPITAL AMERICANA TAMBÉM TEVE PROTESTOS (FOTO: REPRODUÇÃO)

O democrata Donald Trump tomou posse do cargo de presidente dos Estados Unidos nesta sexta-feira, 20. 
Em seu discurso, após prestar juramento diante do Capitólio, em Washington, Trump disse que a cerimônia tinha um significado especial porque está transferindo o poder de Washington e o levando de volta ao povo. 
Por muito tempo, um grupo pequeno na capital dominou as decisões e o poder, e a população não foi beneficiada, afirmou. 
"O povo vai governar esta nação novamente", prometeu. Ele também prometeu tomar todas decisões da presidência com base na ideia de fazer ” a América grande de novo”.

Agora como o 45º presidente dos Estados Unidos, junto com o vice-presidente eleito Mike Pence, o magnata afirmou que não haverá espaço para preconceito no seu governo desde que os americanos sejam patriotas. 

“É hora de lembrar que não importa se somos negro, brancos ou amarelos, todos sangramos o mesmo sangue patriótico e todos saudamos a mesma grande bandeira americana”, disse.

Trump disse também que trará empregos e empresas de volta para os Estados Unidos. E voltou a falar de imigração e de protecionismo. Disse que suas políticas nessas áreas terão como objetivo fortalecer a economia americana. “Vamos ter duas regras simples: compre produtos americanos e contrate trabalhadores americanos”, declarou. 

“Prometo para vocês que lutarei com todas minhas forças para nunca decepcioná-los. Os EUA voltarão a serem vencedores. Traremos empregos, fronteiras, riquezas e nossos sonhos de volta.”

Trump encerrou o discurso com sua promessa de campanha: “Vocês não serão mais ignorados. Sua voz, sua esperança e seus sonhos vão definir um novo país”, falou. 

“Juntos, vamos tornar os EUA grande novamente, vamos tornar os EUA orgulhosos novamente.”

O novo mandatário dos Estados Unidos foi um dos mais polêmicos candidatos à Casa Branca e se envolveu em discussões com diversos grupos e indivíduos ao longo de quase um ano de campanha. Ainda assim, derrotou outros 14 pré-candidatos de seu partido na disputa pela vaga para concorrer à presidência.

Poucos minutos antes da posse, ativistas mascarados destruíram carros e quebraram vidraças de lojas em ruas da capital norte-americana, longe do Capitólio. 

Eles levaram bandeiras anarquistas pretas e cartazes com os dizeres: "Junte-se à resistência. Lute agora". A polícia usou spray de pimenta para evitar que os ativistas continuassem com as depredações nas ruas.

20 de janeiro de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário