"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

MEMÓRIA: EM 1995, LULA E DIRCEU CHORARAM COM CRÍTICA POR DOAÇÃO DA ODEBRECHT AO PT


A vida imita a própria vida. ESTA FOTO JÁ É MAIS RECENTE, DE 2016.


Às vezes, a arte imita a vida; noutras ocasiões, a vida imita a arte. Mas, no geral, é a própria vida que se repete em alguns ciclos a um só tempo irônicos e reveladores. Acompanhem.

Em 1995, ano seguinte ao processo eleitoral em que Lula perderia no primeiro turno para FHC, então fortalecido pelo Plano Real, uma bomba estourou no PT: a militância ficou estarrecida com o fato de que o partido recebera doação da Odebrecht, por meio de uma subsidiária. E não foi pouco: o total correspondia a 42% do arrecadado pelo partido.

Como a empresa foi envolvida em dois escândalos da época (do Collor e dos Anões do Orçamento), alguns petistas cobraram explicações e um militante chegou a pedir a palavra em um encontro nacional da sigla e criticou a doação.

Foi aí que José Dirceu e Lula choraram.

O caso é um pouco menos “linear” do que parece: segundo alegado por Paulo de Tarso Venceslau, a campanha de Dirceu foi usada para fazer uma “triangulação” e o dinheiro iria mesmo para a de Lula.

De lá pra cá, outras notícias envolvendo o Dirceu, PT, Lula e Odebrecht apareceram no noticiário. E essa de 1994 chega a parecer bem bobinha.



13 de janeiro de 2017
impiicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário