"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 25 de dezembro de 2016

TEORI PASSARÁ PELO STF SEM ASSUMIR A PRESIDÊNCIA

MINISTRO COMPLETARÁ 75 ANOS EM 2023, UM ANO ANTES DA SUA VEZ

MINISTRO COMPLETARÁ 75 ANOS EM 2023, UM ANO ANTES DA SUA VEZ


Da atual composição do Supremo Tribunal Federal, somente o ministro Teori Zavascki, justamente um dos mais admirados, não irá exercer a presidência da Corte. Antes da vez dele, Teori atingirá os 75 anos, em 15 de agosto de 2023, alcançando o limite constitucional para atuar no serviço público ativo. Ele presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região antes do Superior Tribunal de Justiça, de onde saiu para o STF.

O ministro Dias Toffoli sucederá a Cármen Lúcia na presidência do STF em setembro de 2018, e ficará no cargo por dois anos.

Após Toffoli, será a vez de o ministro Luiz Fux presidir o STF. A ministra Rosa Weber o substituirá em setembro de 2022.

Na escala de revezamento, presidirão o STF os ministros Luís Roberto Barroso (assume em 2023) e Luiz Fachin a partir de outubro de 2025.


25 de dezembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário