"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

RESPONDA A ESSA DÚVIDA: O GOVERNO É FROUXO OU TRAPALHÃO??


Resultado de imagem para temer charges




















Diante de diversas mudanças de posição ou de ruídos de comunicação vindos da Esplanada dos Ministérios ou do Palácio do Planalto, só há duas hipóteses possíveis de qualificação para o governo de Michel Temer (PMDB): ou o governo é frouxo ou é trapalhão. No que você vai acreditar vai depender de sua interpretação dos inúmeros recuos e desmentidos vindos dos gabinetes do Executivo.
JORNADA DE 12 HORAS – O último recuo se refere ao debate sobre a autorização formal para uma jornada diária de até 12 horas, mantendo-se o limite de 48 horas semanais. Com o estrago de comunicação já feito, o Planalto correu para mandar o ministro se explicar melhor. Tarde demais. A fala de Ronaldo Nogueira às centrais sindicais, na véspera, já havia insuflado grupos de sindicalistas, movimentos de esquerda e trabalhadores em geral, revoltados com uma mudança de regras que pudesse permitir uma medida evidentemente contrária a recomendações médicas, que reprovam jornadas longas e exaustivas.
Polêmica semelhante se dá em discussões sobre mudanças no FGTS, no seguro-desemprego, nas regras de aposentadoria e em outros debates da reforma trabalhista. Em todos esses casos, diante das primeiras gritarias, o governo corre para dizer que “não é bem assim”.
SEGUNDA OPÇÃO – Ainda que, em relação à jornada de trabalho, o governo tenha parecido mais atrapalhado do que frouxo, nos demais casos, como no posicionamento sobre o aumento para os ministros do STF ou na recriação de ministérios, parece muito mais ser válida a segunda opção.
Sem o apoio popular dos eleitos e nas mãos de um Congresso clientelista, em ano eleitoral, Michel Temer tem se comportado de forma covarde até nas pequenas coisas. Desfilou em carro fechado no 7 de Setembro, pediu para ser escondido na abertura das Olimpíadas, deixou de ir ao encerramento do evento e pediu, novamente, para ser anunciado com discrição na festa das Paralimpíadas. Ninguém deve admirar, portanto, que tenha medo de enfrentar os grandes temas e que corra de qualquer briga com a opinião pública.
Ocorre que a frouxidão das posições de Michel Temer já foi notada tanto no Legislativo quanto no mercado financeiro. Já há muito mais gente que duvida da capacidade e do comprometimento do governo com as reformas que promete do que o contrário. Por isso, partidos e investidores começam a se desvencilhar.
NÃO VAI NEM FICA – Um governo que propõe medidas impopulares pode ser necessário no atual momento, e há partidos e entidades dispostas a aceitar o risco de apoiá-lo sob pena de se voltarem contra a opinião pública. O discurso para justificar seria de que é tudo necessário para o alívio das contas públicas.
Por outro lado, um governo que evita tomar essas medidas pode ter um sucesso mais imediato com a população. Pior mesmo é ter o desgaste das decisões impopulares, mostrando-se, aos olhos de muitos, insensível às dificuldades diárias do cidadão comum, e, depois, desistir delas, não tendo nem sequer a chance de, lá na frente, provar que estava certo.
Atualmente, Temer passa a imagem de que é um governante cruel, que propõe maldades para ver se cola, e fraco, ao desistir no primeiro sinal de pressão.

14 de setembro de 2016
Ricardo Corrêa
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário