"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

OPERAÇÃO DEVASSA OS MAIORES FUNDOS DE PENSÃO E BLOQUEIA R$ 8 BILHÕES


Resultado de imagem para FUNDOS DE PENSÃO CHARGES
Charge do Ivan Cabral (ivancabral.com)
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda (5) a Operação Greenfield, que investiga supostos desvios nos quatro maiores fundos de pensão do Brasil. Os alvos são Funcef, Petros, Previ e Postalis. A sede da Eldorado Brasil –empresa do grupo J&F, de Joesley Batista e controladora da JBS – em São Paulo também é alvo.
Segundo a investigação, a ação é baseada em análise de déficits bilionários dos fundos de pensão. Ainda de acordo com a PF, em 8 de 10 casos analisados foram realizados investimentos de forma temerária ou fraudulenta pelos fundos de pensão, por meio dos FIPs (Fundos de Investimentos em Participações).
“Durante as investigações, alguns núcleos criminosos restaram configurados: o núcleo empresarial, o núcleo dirigente de fundos de pensão, o núcleo de empresas avaliadoras de ativos e o núcleo de gestores e administradores dos FIPs”, informou ao PF.
BLOQUEIO DE BENS – A Justiça bloqueou bens e ativos de pessoas físicas e jurídicas investigadas no valor de aproximadamente R$ 8 bilhões. Os investigados podem responder por gestão temerária ou fraudulenta, além de outros crimes contra o sistema financeiro.
O nome da operação, Greenfield, remete a investimentos que envolvem projetos incipientes, ainda no papel, como se diz no jargão dos negócios.
A Eldorado disse, por meio de assessoria de imprensa, que não se manifestaria até ter as informações sobre a operação. A reportagem ainda não conseguiu contato com as outras investigadas.
MANDADOS – Ao todo, foram emitidos 127 mandados judiciais pela 10ª Vara Federal de Brasília, sendo 7 de prisão temporária, 106 de busca e apreensão e 34 de condução coercitiva. A operação ocorre nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas, além do Distrito Federal.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A Polícia Federal está se consolidando como a instituição mais importante e confiável do país. Apesar do boicote promovido pelo governo de Dilma Rousseff, que cortou verbas e tentou engessar a corporação, os delegados e agentes federais jamais esmoreceram. Deve-se elogiar também os esforços da Receita Federal, cujos auditores trabalham em conjunto com a PF, assim como a atuação do Ministério Público e dos jovens juízes federais da primeira instância, é claro. Esta nova geração nos dá esperança de um Brasil melhor e mais limpos. (C.N.)

05 de setembro de 2016
Bela Megale
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário