"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

AMIGOS E IDÉIAS (OTTO MARIA CARPEAUX E WALTER BENJAMIN)


Resultado de imagem para otto maria carpeaux
Carpeaux tinha uma cultura verdadeiramente fabulosa
Um pesquisador carioca, Bruno Gomide, encontrou semelhanças entre um texto de 1936 do ensaísta alemão Walter Benjamin (1892-1940) e outro, de 1942, do austríaco-brasileiro Otto Maria Carpeaux (1900-1978), a respeito de certo escritor russo. Ainda que a contragosto, Gomide arrisca que Carpeaux —que veio para o Brasil em 1939, fugindo do nazismo — teria plagiado Benjamin, então desconhecido por aqui. E que isso pode pôr sob suspeita toda a monumental obra crítica de Carpeaux.
Será? Há tempos, revirando velhas pastas de recortes, saiu-me uma crônica de Carlos Heitor Cony, de 1962 ou 63, no “Correio da Manhã”, intitulada “Eruditos & eruditos”. Nela, Cony fala de dois colegas do “Correio”: Carpeaux, então articulista do jornal, e o poeta e editorialista José Lino Grünewald.
Cony conta como José Lino, todos os dias, antes de ir trabalhar, varejava os sebos da rua São José e sempre chegava ao jornal com um livro de autor desconhecido, de qualquer época e em qualquer língua. Ao mostrá-lo a Carpeaux, este dizia que já o conhecia, resumia o seu conteúdo e derramava erudição sobre o autor. E, quando José Lino ia conferir, batia com tudo que Carpeaux dizia.
Até que José Lino descobriu uma preciosidade: um livrinho em francês, “Pages Choisies”, de um ensaísta alemão de quem ele nunca ouvira falar: Walter Benjamin. Folheou-o, impressionou-se e levou o livro para o jornal. Logo ao chegar, disparou: “Carpeaux, você conhece Walter Benjamin?”. Carpeaux respondeu: “Conheço. Era meu amigo”. E deu-lhe mais uma aula.
Não sei se Carpeaux plagiou Benjamin. Só sei que foram contemporâneos e dividiam as mesmas rodas na Berlim e na Paris dos anos 30. E, se eram amigos, quem sabe não dividiam também as mesmas admirações, os mesmos conceitos e até as mesmas palavras?

02 de setembro de 2016
Ruy Castro
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário