"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

DILMA SOFRE IMPEACHMENT, MAS SENADO PRESERVA SEUS DIREITOS POLÍTICOS. TEMER ASSUME E VAI PRA CHINA.


O jogo foi de cartas marcadas, com um evidente ás de copas nas mangas dos petistas. A tão aguardada resposta dos 81 senadores neste histórico 31 de agosto de 2016 foi o esperado impeachment de Dilma, por 61 votos a favor e 20 contra. Senadores também decidiram pela manutenção dos direitos políticos de Dilma por oito anos. A habilitação da função pública foi um prêmio de consolação para Dilma. A votação ficou abaixo dos dois terços: placar de 42 a 36, e três abstenções.

A jogada pode beneficiar Eduardo Cunha no julgamento de cassação de mandato marcado para segunda-feira, 12 de setembro, na Câmara dos Deputados. Renan Calheiros, presidente do Senado, votou pelo impeachment, mas pregou voto pela manutenção dos direitos de Dilma. Ficou claro que aconteceu um acordo prévio de bastidores para compensar Dilma pela perda da Presidência.

Houve queima de fogos de artifício em todo Brasil, para comemorar a queda da Presidanta. Certamente pt da vida, Dilma assistiu à previsível derrota pela televisão, no Palácio da Alvorada, acompanhada de Luiz Inácio Lula da Silva e alguns ex-ministros e assessores. Michel Temer toma posse às 16 horas em sessão do Congresso Nacional. Já deixou gravada a fala às 20 horas em cadeia nacional de rádio e televisão. Empossado, passou a Presidência, interinamente, a Rodrigo Maia, para viajar à China. Vai em busca de negócios e para participar da reunião do G-20, dias 4 e 5 de setembro. Temer volta correndo para a festa do Dia da Pátria, em 7 de setembro.

Eram necessários 54 votos para impedir Dilma - afastada desde maio da Presidência. Ela era pronunciada desde 9 de agosto pelo tribunal senatorial conduzido por Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal. Dilma era julgada desde 25 de agosto, após 18 questões de ordens e vários depoimentos, com ampla defesa proporcionada para a Presidenta (11 horas e 35 minutos respondendo a perguntas de 48 senadores). O caso Dilma teve 72 volumes em 24.700 páginas.

Até outro dia parceiro do PT, Michel Miguel Temer Lulia agora está efetivado na Presidência da República Federativa do Brasil. Vai durar no cargo se comprovar capacidade para tirar o País da mais brutal crise estrutural da história. Pacificar a política e melhorar a economia são missões nada fáceis para quem até ontem presidia o PMDB - partido entranhado no poder federal desde 1985 e com dirigentes sempre suspeitos de altíssima corrupção. A petelândia rodou. Quem mais vai se ferrar? Eis a questão que aguarda resposta para breve...

O julgamento final começou às 11h 15min. Ricardo Lewandowski fez um super resumo do processo. Em seguida, abriu para destaques dos senadores. Aí começaram as surpresas. O ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello reclamou da falta de isonomia entre seu impedimento, em 1992, e o atual caso Dilma. Em seguida, malandramente, o PT apresentou um requerimento pedindo uma votação em separado para avaliação da possível perda de direitos políticos de Dilma. Lewandowski acatou a questão de ordem petista e jogou a decisão para a famosa "soberania do plenário".

Assim, a pergunta fatal do processo de impeachment acabou providencialmente modificada, em cima do laço da votação, para salvar os direitos políticos de Dilma, em futuro recurso judicial ao STF: "Cometeu a acusada, a senhora presidente da República, Dilma Vana Rousseff, os crimes de responsabilidade correspondentes à tomada de empréstimos junto à instituição financeira controlada pela União e à abertura de créditos sem autorização do Congresso Nacional, que lhe são imputados e deve ser condenada à perda do seu cargo?" Ficou para votação posterior a pendência: "ficando, em consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de oito anos?".

Agora "impichada", Dilma está longe do juizo final. Aqui e no exterior, sem foro privilegiado, ela deve responder judicialmente pelos prejuízos que sua desastrada gestão causou à Petrobras e Eletrobras. Também deve se tornar ré pela tentativa de obstrução judicial com a nomeação de Lula da Silva para a Casa Civil, a fim de devolver ao decadente chefão petista o foro privilegiado para escapar das garras da "República de Curitiba". Dilma vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal não para recuperar o mandato perdido, mas para tentar recuperar seus direitos políticos, alegando que não cometeu crime de responsabilidade. Tudo pode acontecer no País do rigor seletivo e da judicialização da politicagem.

A crise estrutural brasileira parece longe de ser resolvida por Temer. No entanto, ele tem a oportunidade histórica de provar que não é um idiota ou apenas mais um boneco corrupto na presidência de uma rica colônia de exploração comandada de fora para dentro por poderes globalitários. Temer tem a caneta para, no mínimo, lançar o debate sobre as mudanças necessárias. Sabe que não tem margem para erros primários. Sua popularidade é frágil. O eleitorado é volátil. O mercado é desconfiado e inconfiável. Se Temer errar, dança depressa. Melhor não falhar...

A petelândia vem com tudo para vender a tese do plebiscito sobre eleições gerais. A esquerda e os petistas continuam mais vivos que nunca. O Brasil tem todas as pré-condições para uma confusão revolucionária. O gramscismo puro e sua corruptela, o marxismo cultural, fizeram um enorme estrago na cabeça dos brasileiros. A idiotização, principalmente das tais "zelites", são um entrave ao desenvolvimento do País.

Em meio a um regramento excessivo, nossa democracia tem a consistência de uma gelatina no calor do inferno político. As instituições foram e continuam rompidas pela ação do crime organizado. Os três poderes batem cabeça, na guerra de todos contra todos. A judicialização da política é um perigoso atalho para o autoritarismo - permamente ameaça no Brasil.

A maior fragilidade do País é que não enfrentamos a crise estrutural com um amplo e livre debate sobre o que tem de mudar, definindo prazos, condições objetivas e responsáveis pelas missões. Se Temer quiser sobreviver, e entrar para a História como um Estadista e não como mais um mero medíocre, ele tem o dever de liderar o debate estratégico. Fracassará se ficar preso às meras intenções capimunistas da cúpula corrupta de seu partido e de outras agremiações aliadas por oportunismo.

Michel Temer ainda depende de si mesmo para mudar o Brasil. Por isso, deve ser cobrado insistentemente. O agora governo definitivo (?) precisa de oposição responsável e propositiva. Os segmentos esclarecidos da sociedade brasileira não podem dar trégua.

A pressão da sociedade tirou o PT do poder após 13 anos. No entanto, os petistas aparelharam o Estado e inseminaram as bases para o longo projeto de poder sob conceitos equivocados e ideologicamente criminosos.

Ainda falta muito para a limpeza. Temer pode varrer o lixo para a casa do vizinho ou assumir a nobre função de presidir a companhia de limpeza, mesmo que não seja o "lixeiro" mais qualificado do Brasil ou do mundo.

Cumpra seu dever, Michel Temer. E torça para que a petelândia ou a grande incógnita Eduardo Cunha não atrapalhem seus planos. Que temer presida o Brasil - e não seja mais um déspota esclarecido no Palácio do Planalto.

Temer, sua vida na Presidência pode ser bela como a Marcela. Aproveite o embalo olímpico de vitórias e faça as coisas certas. Cuidado, porque o PT quer te dar "Medalha de Chumbo". Tudo vai depender mais de você que de outros fatores internos e externos.

Descentralize e cobre resultados administrativos dos subordinados. Leve em nas críticas, por piores que sejam. Fuja dos puxa-sacos. Aja com transparência. Promova o diálogo. Exercite a tolerância. E, mais importante estrategicamente, contenha a vaidade. Todo isto só depende de você...


31 de agosto de 2016
Jorge Serrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário