"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

PIADA DO ANO: DILMA ANUNCIA, MAIS UMA VEZ, QUE IRÁ PROCESSAR A REVISTA ISTOÉ

IstoÉ revelou que Dilma é tratada para esquizofrenia

Em nota oficial, a assessoria da presidente afastada Dilma Rousseff anunciou que tomará as medidas legais cabíveis na Justiça contra o repórter Sérgio Pardellas, a direção da revista (IstoÉ) e a Editora Três, por causa da reportagem ”As mordomias ilegais da família de Dilma”, publicada na edição deste fim de semana, denunciando que desde o início do primeiro mandato, em 2011, oito carros oficiais blindados e 16 seguranças estão permanentemente à disposição da família de Paula Rousseff, filha de Dilma. Essa informação de que vai recorrer à Justiça, porém, é apenas mais um factóide da assessoria da ainda presidenta Dilma Rousseff, que jamais cumpre esse tipo de ameaça, porque as reportagens têm base concreta no descumprimento das leis.

No caso da mais recente denúncia da IstoÉ, o direito de usar carros blindados e contar com segurança permanente é garantido apenas a quem exerce a presidência e a vice-presidência da República, não abrangendo seus parentes que moram em outras cidades.

PRIMEIRA AMEAÇA – Esta foi a terceira ameaça de processo que a presidente Dilma faz à imprensa, nos últimos três meses. O primeiro caso, no início de abril, também aconteceu com a IstoÉ. Em nota oficial, o Planalto anunciou processo contra a revista, por divulgar que a chefe do governo tinha problemas psiquiátricos, descontrole emocional e estava sendo tratada contra esquizofrenia.

Escrita por Débora Bergamasco e Celso Pardellas, a explosiva reportagem descrevia rompantes da presidente nos palácios e até mesmo a bordo do Aerolula, relatando que a Aeronáutica pretendia até terceirizar a tripulação do avião presidencial, para poupar os oficiais das humilhações.

Poucos dias depois, o blog O Antagonista comprovou que o Serviço Médico da Presidência realmente havia encomendado cerca de 120 caixas de medicamentos tarja preta (olanzapina) específicos para esquizofrenia. Ou seja, a reportagem da IstoÉ se confirmou e o processo não aconteceu.

SEGUNDA AMEAÇA – Dois meses depois, no dia 3 de junho, o jornalista Merval Pereira publicou em O Globo a seguinte manchete: “Esquema da Petrobras pagou despesas pessoais de Dilma”. A reportagem revelava que mensagens trocadas pelos integrantes do esquema de corrupção na Petrobras tratavam também sobre pagamentos de itens pessoais da presidente, como os serviços do cabeleireiro Celso Kamura, que viajava do Rio para Brasília às custas do grupo. Cada ida de Kamura custava R$ 5 mil. Havia também indicações de que um teleprompter especial foi comprado diretamente para Dilma, sem subordinação aos meios oficiais, para descumprir a burocracia da aquisição.

No mesmo dia, em nota oficial, o Planalto também anunciou que iria processar Merval Pereira e O Globo. No entanto, o tempo foi passando e a ação até agora não foi apresentada à Justiça.

TERCEIRA AMEAÇA – Neste final de semana, surgiu mais uma ameaça de processar a IstoÉ e o jornalista Celso Pardellas. Desta vez, por terem denunciado a mordomia da filha de Dilma, Paula Rousseff, e do marido Rafael Covolo, que desde 2011 estão servidos por oito carros blindados e 16 seguranças. A revista afirmou que, além de constituir inaceitável privilégio, a mordomia é também uma benesse totalmente ilegal. A assessoria de Dilma imediatamente reagiu e divulgou nota oficial:

“1. Serão tomadas as medidas legais cabíveis na Justiça contra o repórter, a direção da revista e a Editora Três. Mais uma vez, IstoÉ comete mau jornalismo e tenta provocar comoção na opinião pública atacando a honra da Presidenta Dilma Rousseff e seus familiares.

2. Não se pode expor de maneira desonesta e vil a honra de pessoas. Ainda mais aquelas que, ao contrário da Editora Três, não travam a luta política e partidária. IstoÉ continua a praticar ficção e romper a fronteira da legalidade em nome da liberdade de imprensa. O resultado é mau jornalismo”, afirma a nota, citando o decreto 6.403, de março de 2008, baixado pelo então presidente Lula.

A LEI É CLARA – Acontece que a própria matéria da IstoÉ já tinha esclarecido o assunto.“Reza o artigo 3º do decreto 6.403 : os veículos oficiais de representação – como os que transportam a família de Dilma – são utilizados exclusivamente pelo presidente da República, pelo vice-presidente, pelos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e por ex-presidentes da República”.

A única exceção que permitiria que filhos de presidente desfrutassem desse privilégio é se fossem usados os chamados “carros oficiais de transporte institucional”. E com um condicionante: “Se razões de segurança o exigirem” (art. 5º, inciso VI).

Segundo a IstoÉ, não é o caso, definitivamente. “Primeiro, porque carro institucional não possui escolta armada nem placa vinculada ou fria, como os veículos que servem a família de Dilma. Ainda de acordo com instrução normativa do Contran, veículo institucional é identificado com a expressão “governo federal” na cor amarelo ouro e tarja azul marinho. Nenhum dos carros usados por Paula Rousseff e Rafael Covolo exibe esta inscrição.”

Em tradução simultânea, mais uma ameaça de processo judicial que não vai se concretizar. E o resto é folclore.


18 de julho de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário