"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

MUDAR DE MENTALIDADE É ESSENCIAL


Em outubro se darão ás eleições municipais para prefeitos e vereadores. É louvável o entusiasmo dos candidatos, sobretudo os que concorrem ás vereanças ou ás prefeituras pela primeira vez.

O cidadão mora, vive e trabalha no município. Logo, seria para os municípios que todas as mudanças, partindo do principio da subsidariedade, deveriam ocorrer. Mudanças que verdadeiramente favoreçam o indivíduo e os defenda. Lutar, por exemplo, fazendo a divulgação e propaganda disso para um dia não se ver mais os recursos do que o cidadão produz ser assaltado pela tirania tributaria de Brasília que sequestra para a federação toda riqueza que os municípios e seus cidadãos produzem. Essa deveria ser a luta essencial de todo novo político. Deixem falar que essa não é a sua função. Refute perguntando: porque uma ponte a ser feita numa cidade do Rio Grande do Sul tem que receber “contribuição” forçada dos cidadãos daqui, de Belém do Para? Ou vice-versa?

Trabalhar paralelamente dentro das regras tirânicas atuais para ir se modificando esse quadro dantesco é fundamental para a mudança do país. Trabalhar uma nova mentalidade. Novo pacto federativo e fim da tirania econômica, política e tributaria de Brasília na vida dos cidadãos brasileiros. Basta de vampirismo e tirania política e econômica da federação.

Eliminar mentalmente de vez as pratica do modelo político coletivista que temos e que teima em sonhar com prosperidade e liberdade enquanto se reforça o ódio ao capital, á propriedade, á iniciativa privada; ao mesmo tempo em que se afaga e se zela pela cultura do assistencialismo e estatismo a que o povo e os burocratas e políticos tem, o grande desafio de quem realmente quer mudar o Brasil. Seja ele político ou não.

Sim, é possível, se estando no poder, legislativo, ou executivo, com as regras atuais, se começar a trabalhar a subversão dessa realidade amarga e perversa, de que todos nós somos responsáveis e que é a grande causa da nossa pobreza política e material. Mudar de mentalidade é essencial.



18 de julho de 2016
Ivan Lilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário