"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

POR QUE, AO INVÉS DE RECORRER A DILMA, LULA NÃO DEFENDE A SI MESMO?



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Lula continua em silêncio, às vésperas de depor novamente















A pergunta se impõe pela lógica, uma vez que as acusações de usar o sítio de Atibaia e de ter sido proprietário do tríplex de Guarujá são voltadas unicamente contra Lula. Portanto, cabe a ele, se puder, rebater e esclarecer essas versões. Ao invés disso, o ex-presidente recorreu a Dilma Rousseff, no encontro que tiveram em São Paulo, de acordo com reportagem de Ruben Berta e Simone Iglesias, publicada na edição de domingo, no Globo. A Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo também destacaram o episodio.
Dilma Rousseff afirmou achar que Lula está sendo objeto de grande injustiça. “Respeito muito a história do presidente Lula e tenho certeza – acrescentou – que esse processo será superado. Acredito que o Brasil e a América Latina precisam de uma liderança com a característica do presidente Lula”.
Com as declarações que fez, a presidente Dilma contestou as investigações realizadas pela Policia Federal e aceitas pelo Ministério Público (Federal e Estadual). Tanto assim que Luiz Inácio da Silva está convocado a prestar esclarecimentos na próxima quarta-feira a respeito de dúvidas envolvendo ocultação de patrimônio. De fato e de estranhar que empresas como a OAS e a Odebrecht tenham assumido encargos que não lhes pertenciam, a primeira apresentando-se como proprietária do apartamento no Guarujá, a segunda aplicando recursos nas obras de expansão e embelezamento no sitio de Atibaia.
OS SÓCIOS DO FILHO
O sítio de Atibaia, inclusive, encontra-se registrado em nome de duas pessoas sócias de um dos filhos do ex-presidente numa empresa de marketing. Coincidências à parte, as suspeitas quanto à propriedade permanecem. É preciso, portanto, que o próprio Lula esclareça as sombras que desceram sobre a praia de Guarujá e sobre o sítio no interior paulista.
Dilma Rousseff, assim, aparentemente não tem nada com isso. Qual o motivo, então, que a levou a concluir a existência da prática de injustiça contra seu antecessor. Se assim agiu, na realidade contribuiu, não para fortalecer, mas para enfraquecer a arquitetura da defesa. Os acusados têm que defender a si mesmos, diretamente, no caso do depoimento de quarta-feira, ou através de advogados quando a questão se desloca para a esfera da Justiça.
A colocação de que o país necessita de uma liderança como a de Lula, opinião de Dilma Rousseff, nada tem a ver com o problema do sítio e da praia. Ressaltar que a América Latina também precisa de uma liderança como a de Lula significa julgar antecipadamente as posições políticas dos demais presidentes dos países do continente americano. Além do mais, liderança política é uma consequência de atuações práticas. Que atuações são essas que ela atribuiu ao líder do Partido dos Trabalhadores?
SITUAÇÃO COMPLICADA
Dentro desse panorama, a situação de Lula se complica e ele somente conseguirá explicá-la quando se dispuser a falar francamente sobre os assuntos que, de uma forma ou de outra, atingem sua imagem. A oportunidade encontra-se à sua disposição depois de amanhã no depoimento que prestará ao Ministério Público em São Paulo. O outro depoimento, ao juiz federal Sérgio Moro, está marcado para o dia 27, no âmbito da operação Lava Jato. A sorte está lançada. Vamos esperar as afirmações do próprio Lula.

15 de fevereiro de 2016
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário