"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de julho de 2015

SOBRE O PARLAMENTARISMO DO SERRA



Ontem José Serra tirou do bolsinho um factóide que surpreendeu a todos os tucanos presentes na convenção do PSDB: que o partido volte a defender o parlamentarismo. Ora, no programa de 1988 do PSDB, quando a democracia voltava a reinar no país, o partido se posicionou a favor deste modelo de governo, com a condicionante de acatar o plebiscito que se realizaria quatro anos depois. O povo decidiu pelo presidencialismo. Em 2007, no novo programa dos tucanos, este passou a ser o texto oficial:


Portanto, conforme dito, parlamentarismo não está na pauta do PSDB, a não ser de alguns saudosistas, os "cabeças brancas" que estão sendo atropelados por uma juventude que está chegando com vontade de ganhar e eleição e não de ficar em cima do muro evitando o embate com os adversários e fazendo acordos sem dar satisfações para os seus eleitores.

07 de julho de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário