"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

RETRAÇÃO DE VENDAS ATINGE FORTEMENTE O MERCADO IMOBILIÁRIO



Uma das consequências da perda do poder de compra dos salários diante dos índices inflacionários, a retração das vendas atingiu em cheio o mercado imobiliário no primeiro trimestre de 2015. Reportagem de Renata Agostini, Folha de São Paulo de terça-feira 19, focaliza nitidamente o tema, revelando que seis das 13 maiores incorporadoras do país cancelaram os lançamentos dos imóveis novos durante o período de janeiro a março. Problema principal: falta de compradores, processo que tem como causas principais também a redução dos financiamentos pela Caixa Econômica Federal e elevação dos juros. A Caixa Econômica responde ou respondia por 70% dos créditos destinados ao setor imobiliários.
Os estoques de residências a espera de compradores alcançou 27 mil e 471 unidades, o que contribui para elevar os gastos com sua manutenção, aumenta os juros pagos pelos financiamentos originais e obriga as empresas a investirem cada vez mais no setor de publicidade, movimentando mensagens constantes nas emissoras de televisão e nos jornais.
Renata Agostini revela que algumas incorporadoras acreditam que o panorama do primeiro trimestre permanecerá até o final deste ano. Isso se não houver mudança na política econômica do governo Dilma Rousseff, cujos reflexos, inclusive, estão atingindo o próprio partido do Executivo, o PT. Os empresários, por isso mesmo, não veem perspectivas que levem à mudança de rumos.
LULA CONTRA DILMA
O conflito interno do governo, como a imprensa vem publicando, está colocando em campos opostos a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. A disputa prejudica os dois, porque da mesma forma que Dilma necessita do apoio de Lula, ele precisa da melhoria do desempenho de Dilma para que sua candidatura em 2018 não sofra as consequências negativas nas urnas da sucessão presidencial.
Como um depende do outro, ambos empenham-se para contornar a situação, pois a nenhum interessa uma ruptura frontal pelo temos de um forte desabamento da legenda. Para Lula, o rompimento seria mais fácil. Porém, a ruptura pode levar ao desabamento e, como acontece em tais situações, o teto cais igualmente sobre ambos.
TENDÊNCIA A PIORAR
O tempo vai passando e as coisas só demonstram tendência a piorar. O plano Joaquim Levy representa um lance de alto risco para o Palácio do Planalto. Basta que o desemprego continue a subir e os salários a baixar, para que a crise se aprofunde ainda mais. Ela já se evidenciou, como a reportagem da FSP acentua, no mercado imobiliário de forma bastante aparente. E está se tornando cada dia mais evidente no sistema geral de consumo. Se essa sequência não for quebrada, a popularidade do governo vai cair mais ainda. A insatisfação é geral. Ninguém está otimista ou impulsionado por perspectivas favoráveis em relação ao futuro próximo.
TEMPO DEMAIS
Dizer que o plano Joaquim Levy pode dar certo é possível, apesar de difícil, mas de quanto tempo dependerá o alcance do êxito e o efeito deste diretamente na população. Quatro anos? Talvez, em caso positivo. Mas politicamente é tempo demais, mesmo superada a dúvida que está na consciência de todos. E temos que considerar os efeitos nas eleições de 2016 e no rumo das urnas de 2018. O tempo passa rápido, de modo geral.
E, em se tratando de política, passa mais rápido ainda, porque os fatos são dinâmicos e, por isso, são capazes de levar a mudanças inesperadas. Inesperadas? Sem dúvida. A política está cheia de exemplos históricos que confirmam essa impressão. As dúvidas, no fundo, superam as certezas.

21 de maio de 2015
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário