"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de março de 2015

MAIS UMA VEZ, O PLANALTO SONHA QUE REFORMA POLÍTICA É A SALVAÇÃO



Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo
A massa humana que ocupou a Avenida Paulista impactou os políticos












Após assistir à insatisfação das multidões que saíram às ruas para se manifestar contra o governo e atos de corrupção, parlamentares da base aliada e da oposição tiveram diagnósticos completamente antagônicos sobre os desdobramentos dos protestos. Para os oposicionistas, se o Planalto não souber fazer a leitura correta dos protestos, a caminhada rumo ao impeachment será inevitável. Já os aliados reforçaram a necessidade da reforma política, mesmo argumento apresentado pelos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), em entrevista coletiva no início da noite de domingo.
A única concordância entre os adversários foi a surpresa com o tamanho das manifestações de rua. “Foi a fotografia da indignação, a sinalização da população. E, se o governo não souber dar respostas com atitudes, e não apenas palavras, será inevitável o debate sobre o impeachment”, avaliou o líder da oposição no Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR).
“O Congresso precisa agora interpretar o sentimento da população, pois está muito claro que não aguenta mais o que está aí”, complementou o ex-líder do PSDB na Câmara deputado Antônio Imbassahy (BA), que confirmou um encontro da bancada nesta semana para avaliar os desdobramentos dos protestos.
MARTA ATACA DE NOVO
De saída do PT, a senadora Marta Suplicy (SP) mais uma vez atacou a presidente Dilma Rousseff e defendeu o ato pacífico de ontem. “Os protestos foram contra os equívocos e a inércia de um governo que se tem mostrado incapaz de dar respostas a uma sucessão de crises. Que saibam compreender a mensagem das ruas”, alfinetou a senadora paulista, que se diz abandonada pela legenda. Especula-se que ela migrará para o PSB para ser candidata à prefeitura de São Paulo em 2016.
Em São Paulo, ao participar do protesto na Avenida Paulista, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, afirmou que “as ruas precisam decidir o que fazer e não mais se restringir às manifestações contra o governo”. Em Curitiba, o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), que também participou dos protestos, ressaltou que “só com o povo nas ruas, demonstrando sua indignação, poderemos vencer a corrupção. A população fez a sua parte e temos esse movimento vitorioso”.

17 de março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário