"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de março de 2015

LIDERANÇAS DO PT, EM PÂNICO, NÃO SABEM O QUE FAZER




Rui Falcão: “O Brasil muda, o PT muda com o Brasil”
Líder do PT na Câmara, o deputado Sibá Machado (AC) convocou a bancada petista para avaliar juntos a repercussão das manifestações e tentar encontrar medidas que diminuam o desgaste do governo. “Foi uma manifestação ordeira e o diálogo agora tem de ser travado. O Congresso tem de votar medidas para destravar a economia e garantir o crescimento do país”, analisou Machado.
Já o presidente nacional do PT, Rui Falcão foi além ao afirmar que pretende que o partido também mude pós-manifestações: “Vamos tomar medidas de ajuste, renová-lo. O Brasil muda, o PT muda com o Brasil.”
Sem ter alternativa, os governistas vão investir na votação da reforma política para tentar dar uma resposta rápida às cobranças da sociedade. Válvula de escape da base petista, a proposta que revê a legislação eleitoral se torna um dos principais alvos no Congresso.
No caldeirão de medidas que devem vir à tona agora, o governo terá de lidar também com as investigações da CPI da Petrobras, que podem sangrar ainda mais o governo da presidente Dilma Rousseff, já prejudicado pela Operação Lava-Jato e pela lista dos denunciados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
GRANDE DERROTADO
Para o cientista político e ex-professor da Universidade de Brasília (UnB) Murilo Aragão, as manifestações enfraqueceram muito mais o governo e expuseram a necessidade de melhorar a articulação política. “Apesar de a base dizer que o ato somou múltiplas agendas, tudo se catalisa em torno do governo, que sai como o grande derrotado das manifestações”, explicou.
“Não existe solução mágica, mas uma coletânea de assuntos que precisam ser melhorados, como recuperar o diálogo; reconhecer que é um governo de coalizão; abrir a possibilidade de conversar com a oposição e admitir os erros para buscar o diálogo”, concluiu o cientista político.
###
NOTA DA REDAÇÃO: Traduzindo: no PT, no Planalto e no Instituto Lula, ninguém sabe o que fazer. E não adianta mais recorrer ao marqueteiro João Santana. É preciso encontrar um milagreiro, o mais rápido possível. E o nome do milagreiro é Lula, que resolveu assumir mesmo as rédeas do governo. (C.N.)

17 de março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário