"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de março de 2015

DEPOIS DESTE DOMINGO, O IMPEACHMENT É SÓ QUESTÃO DE TEMPO




Igor do Vale/Folhapress









Desta vez pode-se dizer, com toda certeza, que nunca antes, na História deste país, se viu uma manifestação como esta. Nem mesmo na época da campanha das diretas já, quando impressionantes multidões saíam às ruas, porque naquela época os protestos não aconteciam simultaneamente, a cada dia era em uma grande capital. Mas este domingo, não, o protesto foi simultâneo, em mais de 200 cidades, e houve comparecimento maciço.

As fotos que estão sendo exibidas na internet são realmente impressionantes. A Praia de Copacabana, toda ocupada, fazendo lembrar as festas do réveillon. Em Brasília, a Praça dos Três Poderes tomada pelo povo, numa extraordinária demonstração democrática que foi se espalhando pelo país.

Chamou atenção o protesto em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, uma cidade de médio porte que já foi um importante reduto petista. A televisão mostrou uma gigantesca multidão ocupando o centro da cidade para se manifestar contra o governo federal, a corrupção generalizada e tudo o mais.

E as imagens vão se repetindo por outras capitais e importantes cidades do país, parece um nunca-acabar. E a Avenida Paulista é um mar de manifestantes, uma coisa impressionante.

O POVO É O GRANDE JUIZ

Já dissemos aqui na Tribuna da Internet que os jurados do impeachment são os parlamentares federais. Eles estão acompanhando atentamente as manifestações de hoje, que não foram convocadas por nenhum partido político, não têm lideranças formais nem defendem ideologias. 

É exatamente o contrário do que ocorreu na sexta-feira, quando as ruas foram ocupadas exclusivamente por militantes do PT, do PCdoB, do MST, da UNE e de outros movimentos sindicais e sociais ligados ao governo. Esta é a grande diferença, porque a manifestação de hoje não é missa encomendada nem foi custeada por ninguém.

Traduzindo tudo isso: o impeachment, agora, é só uma questão de tempo, conforme temos anunciado repetidamente aqui na TI.
Os parlamentares serão apenas os jurados do processo, porque o juiz desta importante questão é o povo brasileiro, que está se manifestando abertamente, ao dar um basta a este desgoverno.

###

PS - Este artigo foi escrito às 13 hs, mas não foi postado na ocasião, porque sofremos mais um ataque de hackers, que tudo fazem para nos tirar do ar. Graças ao especialistas do servidor UOL, já estamos de volta. E vamos em frente, sob o signo da liberdade. (C.N.)

16 de março de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário