"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 21 de março de 2015

CLIMA DE SATURAÇÃO




Alguma coisa de muito séria está acontecendo com o Brasil. Será a legislação? Serão os nossos administradores ladrões, assaltantes dos cofres públicos? Será a falta de consciência de uma classe dirigente capaz de matar de vergonha a qualquer um que se preze e observe suas ações?

Colocado numa prisão de segurança máxima em Londres, por ter sido preso em 2014 com uma faca de caça e um martelo na mochila, Brusthom Ziamani, de 19 anos, foi condenado, na quinta-feira (19), a 22 anos de cadeia.

E por que o adolescente britânico foi condenado a pena tão longa? Porque declarou, na Delegacia para onde foi levado e interrogado, que iria usar a faca de caça e o martelo para dominar e decapitar o primeiro soldado inglês que encontrasse. Nem chegou a cometer o crime! Apenas levava as armas entre seus pertences e parecia mesmo disposto a fazer o que disse. Vejam como funcionam, ali, as instituições.

Isto aconteceu no mesmo dia em que a Justiça brasileira mandou soltar dois bandidos, Caio Silva de Souza e Fábio Raposo, ambos de 23 anos, que lançaram rojão que matou o cinegrafista da Band, Santiago Andrade. O assassinato foi praticado pela dupla no dia seis de fevereiro (2014).

Certamente já expiaram a pena e sofreram muito. Sofreram, sem nenhuma dúvida, muito mais do que a viúva e os filhos do cinegrafista que ficaram sem o apoio e o amparo do pai. Devem ter sido soltos por isso.

Se o adolescente britânico estivesse no Brasil, alguém é capaz de assegurar se sofreria alguma penalidade? Ou ele poderia sair e matar quem quisesse porque em pouquíssimo tempo estaria livre, num país desmoralizado como o nosso, cheio de dirigentes que assaltam os cofres públicos o dia inteiro e nada acontece? Um assaltante sem escrúpulos da democracia como Lula da Silva, o Lularápio, por exemplo, está livre e voando de jatinho acima e abaixo. Tentando implantar o comunismo na barba de todos.

São tantas as crises, tão imensuráveis os problemas que enfrentamos que somente um maluco ou desmiolado acreditaria que o nosso país, dentro dos padrões em que funciona, poderá ou poderia dar certo nalgum dia. A insegurança que vem se acumulando há anos parece estar se encaminhando para desaguar em violência. Todos os sinais emitidos apontam nessa direção.

É só observar com atenção as injustiças que se empilham sem o menor pudor. No caso do assassinato do cinegrafista, os responsáveis não irão mais responder por homicídio qualificado, segundo decisão tomada pelos desembargadores do Rio de Janeiro. O Ministério Público anunciou que irá recorrer, mas se não houver mobilização social a coisa irá permanecer como se encontra. É assim que funciona, porque não temos instituições fortes, mas um amontoado de órgão sem direcionamento.

Esses ativistas assassinos estavam respondendo por homicídio triplamente qualificado, o que poderia produzir uma pena entre 12 e 30 anos. Com a decisão ora tomada, eles poderão ser condenados a pena que ficará entre dois e oito anos. Com as facilidades oferecidas pelo nosso Código Penal, os dois ficarão em prisão domiciliar ou darão um jeito de pagar com cestas básicas. Afinal, no Brasil, uma vida humana não passa de no máximo um quilo de farinha!

Este é o país em que aposentados se submetem a receber uma miséria em termos salariais, enquanto os que dominam o poder público ficam milionários e vivem de forma nababesca. Roubando sempre. Eles não veem a maré de ódio que está se formando e que poderá fazer com que sejam justiçados nas ruas.

Não se irá aguentar mais por muito tempo a indiferença e o descaso com que a população é tratada. A frieza com que cidadãs e cidadãos são conduzidos e manipulados pelas quadrilhas que nos governam. O povo brasileiro está morrendo à míngua.

21 de maio de 2015
Márcio Accioly é Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário