"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 26 de outubro de 2014

NOTÍCIA ERRADA: MPF PDE BLOQUEIO DE BENS DO EX-PRESIDENTE LULA

 

História antiga é dada como atual na corrida pela presidência da república
                  História antiga é dada como atual na corrida pela presidência da república

Boato – Ministério Público Federal acusa Lula de improbidade administrativa e pede bloqueio de bens do ex-presidente
Com a corrida eleitoral de vento em poupa, como dizem, e faltando tão pouco para que chegarmos ao segundo turno das eleições 2014, estão pipocando histórias e notícias por todos os lados. E sobre todos.

Na disputa entre PT e PSDB não faltam acusações, informações sobre o que um fez e outro não, notícias sobre o que um vai manter e outro inaugurar. No toma lá dá cá, reavivaram uma história que somos obrigados a esclarecer.

Está bombando na internet uma postagem que afirma que o ex-presidente Lula foi acusado pelo Ministério Público Federal de improbidade administrativa exigindo o ressarcimento de mais de 9,5 milhões de reais aos cofres públicos. Na foto, o seguinte:

“Ministério Público Federal pediu o bloqueio dos bens de Lula no valor de R$9.526.070,64, por improbidade administrativa no valor. E AGORA, PT?”

  
A foto de Lula com essa informação já rendeu mais de mil compartilhamentos, seguidos, em sua maioria, de comentários sobre o absurdo do caso. Acontece que o caso não é de agora, apesar da postagem ser de 22 de outubro.

Vamos aos fatos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi realmente acusado pelo MPF por improbidade administrativa. No processo, o MPF pedia o bloqueio dos bens do ex-presidente, sob acusação de uso da máquina pública para promoção pessoal. Lula teria assinado e enviado cartas assinadas com conteúdo de autopromoção à população segurada pelo INSS.

No entanto, o processo em questão foi iniciado pelo órgão federal em 2011 e extinto em 2012. A Justiça do Distrito Federal definiu erro na ação, alegando que o processo de improbidade não poderia ser movido contra o ex-presidente, justamente por ele ser ex-presidente. Logo a história é real, mas não atual como se dá a entender.

E antes das pedras e xingamentos, esclarece-se: a função deste texto não é tomar partidos ou lados. Muito menos isentar o ex-presidente Lula de qualquer questão passada, presente ou futura.

  
Como sempre, a intenção aqui foi desmentir um boato e/ou esclarecer uma informação errada. Neste caso uma informação verdadeira, mas passada erroneamente.

26 de outubro de 2014
boatos.org
 
 Notícia errada: MPF pede bloqueio de bens do ex-presidente Lula
  1. Aline 24 de outubro de 2014 Em 18:15 #
    Somente a título de complementação, deve-se esclarecer que o processo foi extinto sem resolução de mérito na primeira instância, mas o MPF recorreu.
  2. Desta forma, em que pese a sentença, ele ainda não foi extinto de fato. No site da Justiça Federal do DF aparece arquivamento sem baixa, com remessa ordenado ao TRF, indo para julgamento pela Turma (Desembargadores).
  3. Informo, ainda, que não consegui localizar o processo na segunda instância. Sendo assim, o processo ainda encontra-se em trâmite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário