"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 26 de outubro de 2014

FHC PARA LULA: CLASSE MÉDIA TAMBÉM É POVO


 
SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse neste domingo, após votar em São Paulo, que o país revive neste segundo turno o clima do movimento “Diretas Já”. Ele afirmou ainda que a classe média também é “povo” ao comentar os atos de apoio à candidatura de Aécio Neves nos últimos dias organizados pelas redes sociais. O tucano voltou a criticar a postura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e avaliou que o seu sucessor sairá desta eleição menor do entrou.

— No Largo da Batata (local em São Paulo onde foi localizado ato pró-Aécio na última quarta-feira), senti o mesmo ânimo cívico que eu vi nas “Diretas Já”. Muita gente na rua, mas alguns disseram que é classe média. Ora, classe média é povo também, 70% dos eleitores do Aécio ganham até três salários mínimos. Essa tentativa de tentar dividir o país por classe não é aceitável — afirmou Fernando Henrique, em entrevista ao deixar o Colégio Sion, no bairro de Higienópolis, onde mora.
Ex-presidente da república, FH foi assediado pelas ruas do centro de São Paulo depois de votar - Michel Filho/Agência O Globo / Michel Filho/Agência O Globo

Mais uma vez, o ex-presidente fez críticas ao comportamento de Lula. O tucano respondeu a uma declaração do petista que o acusou de não querer que os pobres fossem educados. — Lula tem obsessão de ensinar errado ao Brasil que é bom não estudar. Não, o bom é estudar. O Lula faz isso por falsa esperteza. São essas pequenas infâmias do Lula que estão degastadas. Ele era maior do que é.

Fernando Henrique disse ainda que a presidente Dilma Rousseff blefa ao se referir a escândalos ocorridos na gestão do tucano na Presidência (1995-2002). Ele apresentou a sua defesa sobre os casos Sivam, Pasta Rosa e a compra de votos para aprovar a emenda da reeleição, citados pela candidata do PT nos debates do segundo turno. — Tudo é blefe. A Dilma não sabe do que está falando. 

O ex-presidente afirmou também que está otimista com a vitória de Aécio e foi bastante assediado no percurso a pé de sua casa até o local de votação. Para Fernando Henrique, o candidato do PSDB é favorito, mas adiantou que, mesmo se perder a eleição,o partido sairá mais forte e vigoroso. — O PSDB sai desta campanha, mesmo que não ganhe e eu acho que vai ganhar, muito bem. Chegou até o fim pondo em risco toda essa máquina poderosa que está montada. Continuará sendo forte e vigoroso.
 
(O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário