Lula deveria ser processado e preso por declarações irresponsáveis e absurdas feitas em ato no RJ
Partidos de oposição garantem que pedirão à mesa diretora da CPMI da Petrobras a adoção de medidas para defender a imagem do Congresso Nacional, atingida pelas declarações de Luiz Inácio da Silva, o lobista Lula, durante discurso em ato público no Rio de Janeiro promovido, na tarde de segunda-feira (15), pelo PT e sindicalistas ligados à Central Única de Trabalhadores (CUT).
Lula afirmou que as comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instaladas para que deputados e senadores achaquem empresários. “No pré-sal, já houve três pedidos de CPI só na Petrobras. Eu tenho a impressão que essas pessoas (parlamentares) pedem CPI para, depois, os empresários correrem atrás delas e achacarem esses empresários para ganhar dinheiro”, declarou Lula, como se ele próprio fosse uma ode à moralidade.
Um dos indignados com as declarações de Lula é o deputado federal Rubens Bueno (PR), líder do PPS na Câmara. “Se ele (Lula) está dizendo isso, é porque sabe quem são os deputados e senadores que achacam empresários usando as CPIs. Senão, seria de uma irresponsabilidade enorme dar uma declaração dessas apenas para tentar desmoralizar a CPI mista que está apurando irregularidades na Petrobras”, declarou o parlamentar.
O ex-presidente da República vem fugindo da imprensa desde que sua amante, Rosemary Noronha, foi flagrada na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, em um esquema de tráfico de influência e venda de pareceres de órgãos do governo federal, mas até agora nada foi esclarecido a respeito do assunto. De tal modo, Lula não tem um grama de moral sequer para fazer qualquer acusação, até porque, como há anos afirma o ucho.info, o escândalo do Mensalão do PT é muito maior do que foi noticiado até então. E os desdobramentos da Operação Lava-Jato aí estão para provar que o editor do site estava certo.
Lula, que transformou o Congresso Nacional em um lamacento e criminoso balcão de negócios, por certo sabe os nomes desses senadores e deputados que achacam empresários. O melhor que o ex-metalúrgico poderia fazer, caso queira manter as chances de reeleição de Dilma Rousseff, é limitar-se à própria insignificância e deixar de falar besteiras, pois nesse rol de supostos achacadores há muitos “companheiros”. Se a “companheirada” não estiver achacando na órbita da CPMI da Petrobras, com certeza está em outras searas. E para chegar aos nomes desses “probos” representantes do povo não é tarefa fácil. Há um conhecido parlamentar, muito próximo a Lula, que em São Paulo cobra propina para facilitar negócios na área da saúde.
O ucho.info não está a defender a classe política nacional, até porque isso é missão quase impossível em função do comportamento nada republicano da maioria, mas Lula tem o dever legal de provar o que fala, porque reza o bom Direito que o ônus da prova cabe a quem acusa. Fosse o Brasil um país minimamente sério e com autoridades imbuídas de coragem suficiente para determinar o cumprimento da lei, Lula já estaria preso. Sempre lembrando que Paulo Roberto Costa, que por enquanto vem pagando a conta, jamais agiu sem a anuência do Palácio do Planalto. Ou seja, nos últimos onze anos em meio Costa sempre atuou como operador da Presidência da República.
O artigo 21 do regimento interno da Câmara prevê que a Procuradoria Parlamentar “promoverá, por intermédio do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União ou de mandatários advocatícios, as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para obter reparação”.
Já o regimento do Senado estabelece que a finalidade da Procuradoria Parlamentar é promover “a defesa, perante a sociedade, do Senado, de suas funções institucionais e de seus órgãos integrantes, quando atingidos em sua honra ou imagem em razão de exercício de mandato” e também determina a adoção de medidas judiciais e extrajudiciais para que a imagem da instituição seja reparada.
16 de setembro de 2014
ucho.info
Nenhum comentário:
Postar um comentário