"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

DILMA E PT COMBINAM O ATALHO PARA CHEGAR A TÃO DESEJADA CENSURA À IMPRENSA



 
Enquanto afirma para consumo externo que continua contra a adoção de algum tipo de controle de conteúdo da imprensa, como defendem lideranças do PT, Dilma Rousseff faz acordo nas internas do partido, criando um atalho para chegar a tão desejada censura à imprensa:  a regulação econômica da mídia.

Segundo assessores, Dilma vai apoiar um projeto que regulamente e trate dos artigos 220 e 221 da Constituição. Eles determinam que os meios de comunicação não podem ser objeto de monopólio ou oligopólio e que a produção e a programação de rádios e TVs devem atender os princípios de produção regional e independente. Trata ainda da definição de como deve ser a publicidade.

Dilma e o PT pavimentam, assim, o mesmo caminho trilhado por Argentina. Equador, Venezuela e outros paraísos bolivarianos que estão acabando com a liberdade de expressão. Em recente reunião no Palácio da Alvorada, Dilma deixou claro a petistas : “ a regulação econômica não só é possível discutir como desejável", disse. Recebido o sinal , a Executiva do PT decidiu incluiu a regulação dos meios de comunicação no programa do partido para a campanha presidencial. 

"A democratização da sociedade brasileira exige que todas e todos possam exercer plenamente a mais ampla e irrestrita liberdade de expressão, o que passa pela regulação dos meios de comunicação --impedindo práticas monopolistas-- sem que isso implique qualquer forma de censura, limitação ou controle de conteúdos", afirma. Quem acredita que vão parar na regulação econômica?

Historicamente, o PT e setores da esquerda miram o domínio da Rede Globo. Líder de audiência, a emissora abocanha a maior fatia do mercado publicitário do setor. A forma camuflada de tratar o assunto foi definida durante reunião da cúpula de campanha com a presidente há cerca de um mês, no Alvorada.

No encontro, líderes petistas comemoraram a fala do ex-presidente Lula no encontro nacional do partido, quando ele defendeu a regulação da mídia num tom interpretado como senha para debater também um controle de conteúdo da imprensa. Segundo a Folha apurou, defensores do projeto de regulação da imprensa disseram na reunião: "Que bom que o Lula falou explicitamente que tem de regular a mídia".

Na reunião, estava presente o comando da campanha pela reeleição. Além de Dilma, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), o presidente do PT, Rui Falcão, e o ex-ministro Franklin Martins.

(Com informações da Folha de São Paulo)
 
29 de maio de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário