"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 5 de março de 2014

UMA CHARGE QUE MOSTRA A VERDADE VENEZUELANA


Uma imagem pode valer mil palavras. Recebi de um leitor uma dessas imagens. É uma charge que ilustra muito bem o que se passa na democracia venezuelana. A tentativa que governos autoritários fazem de manter as aparências é, como diria La Rochefoucauld, a homenagem que o vício presta à virtude. Eles sabem o que é desejável, o que é democracia, aquilo que não valorizam na prática. 

Eis a imagem:

image
Em A Revolta de Atlas, obra-prima de Ayn Rand, há uma cena em que uma autoridade do governo autoritário tenta simular, em evento público, sua tolerância, ao colocar John Galt, o maior ícone da dissidência oposicionista, ao seu lado na mesa, sob a mira de uma arma escondida. Galt, entretanto, revela a farsa toda ao expor a arma de seu algoz, mesmo sabendo das consequências de seu ato corajoso e heroico.
Que os venezuelanos que lutam por liberdade tenham a coragem de um John Galt, pois o mundo precisa ver o simulacro de democracia que existe na Venezuela bolivariana. Quanto mais gente se mostrar disposta a enfrentar a tirania de Maduro, mais seu governo terá de expor sua verdadeira face ditatorial. E isso é fundamental para a perda de legitimidade do governo perante aqueles mais ingênuos ou cegos porque comprados pelas esmolas estatais.
*Rodrigo Constantino
05 de março de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário