"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 5 de março de 2014

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Falta leitura

“Não creio em grandes manifestações, vai haver um clima de festa, de Copa, as pessoas vão estar voltadas para esse evento”.

Aldo Rebelo, ministro do Esporte, a 100 dias do início da Copa do Mundo, revelando que parou de ler jornais.

Mentiroso confesso

“Não é o ideal, mas nós não temos mobilidade urbana ideal para a nossa população. Pelo contrário, nas regiões metropolitanas de todo o Brasil, de Manaus a Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, nós temos problemas que foram se acumulando e não dá para resolver com a Copa”.

Aldo Rebelo, ministro do Esporte, finalmente confessando que a turma no poder se limitou a contar mentiras nos últimos sete anos.

Surto de sinceridade

“Haverá dificuldade de acesso, principalmente para aqueles que vêm participar da Copa, não tanto nos jogos, mas nas Fan Fests. Você vem pro clima da cidade. Vai ao Rio, não vai ao Maracanã, vai a Copacabana. Aí é que os problemas vão aparecer”.

Gastão Vieira, ministro do Turismo, ao comentar os preparativos para a Copa a 100 dias do início do Mundial, confessando que, quando aparecerem os problemas de verdade, aí sim o Brasil vai saber o que é um bom pontapé no traseiro.

Napoleão de hospício

“Vamos pensar positivamente. Em 100 dias Napoleão reconquistou a França. Dá para fazer muita coisa”.

Aldo Rebelo, ministro do Esporte, ao comentar os preparativos para a Copa a 100 dias do início do Mundial, confessando que acha mais fácil o Brasil invadir a França do que atender às exigências da Fifa.

Padrão Fifa

“O legado já está aí para quem quiser ver. Já se pode ver os benefícios da infraestrutura melhorada do futebol”.

Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, ao comentar o legado da Copa do Mundo para o Brasil, ensinando que os brasileiros que sonham com escolas, hospitais e transporte público de primeiro mundo devem consolar-se com estádios novos.

Trem sem trilhos

“O VLT de Cuiabá não será todo entregue, mas chegaram os vagões”.

Aldo Rebelo, ministro do Esporte, ao comentar os preparativos para a Copa na área de mobilidade urbana, contando que depois do trem fantasma de alta velocidade o governo Dilma acaba de inventar o Veículo Leve sobre Trilhos que não precisa de trilhos.

Alucinação coletiva

“A boa notícia é que as obras estão acontecendo. A previsão é que os aeroportos fiquem prontos, se não na totalidade, pelo menos boa parte”.

Aldo Rebelo, ministro do Esporte, revelando que consegue enxergar parcialmente os 800 aeroportos que nunca saíram da imaginação de Dilma Rousseff.

Quadrilheiro corrupto

“Dizer que José Genoino é quadrilheiro é desrespeito”.

Rui Falcão, presidente do PT, reafirmando que José Genoino prefere ser chamado de corrupto.

Bobo alegre

“Restabeleceu-se a justiça e a imparcialidade”.

Humberto Costa, líder do PT no Senado, sobre a decisão do STF de absolver oito mensaleiros do crime de formação de quadrilha, eufórico com a descoberta de que, segundo a nova composição do Supremo, os quadrilheiros do mensalão são apenas corruptos.

Pecado mortal

“No Supremo são onze seres humanos acima de todos. Depois, só Deus”.

Vicentinho, líder do PT na Câmara, sobre a decisão do STF de absolver oito mensaleiros do crime de formação de quadrilha, cometendo a suprema heresia de colocar Lula, a única divindade da seita, abaixo de Deus.

05 de março de 2014
in Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário