"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 5 de março de 2014

DESPERTANDO COM ATRASO


 
Um estudioso de nossa “evolução” como nação pode corrigir esta curta peça que abaixo eu proponho. Exibindo provas concretas que tudo que se segue não passa de ficção impossível de ter ocorrido.
O povo brasileiro (como tantos outros no planeta) levou mais de 100 anos para COMEÇAR a perceber de forma superficial, que desde a “proclamação da república” vem sendo tapeado pelos que visualizaram uma forma “legalizada” de usar o trabalho produtivo de forma a aumentar seus patrimônios sem uso da chibata de couro.
A escravidão com uso de correntes, necessidade de capatazes violentos, fugas regulares, sabotagens nas plantações (nos primórdios, o grupo “yellow block” se camuflava por entre as folhagens de milho e trigo), necessidade de alimentar e cuidar da saúde da grande legião de esfomeados tornou-se altamente custosa.
Então os detentores do poder montaram a farsa da “liberdade” com rapidez. Num curto período de tempo, “generosamente” foram promulgando as leis que libertaram escravos por categorias até culminar com a implantação da República, onde supostamente cada cidadão tem direito a decidir(?) sobre o rumo de sua vida através do “voto”(?).
Cada escravo foi guindado a esta categoria de “cidadão” e apesar de esfarrapado, esfomeado e repentinamente liberado das terras onde outrora cultivava e era castigado no chicote quando sua produtividade ficava abaixo da curva estabelecida, ainda se curvou aos “senhores” que lhe ofertaram a tal “liberdade” e anunciaram que agora ele fazia parte da “classe trabalhadora”, logo abaixo da classe média. Deve ter havido até Carnaval extra para comemorar esta “honraria”!
Mas estes senhores (chamados “carinhosamente” de “coronéis”) de imediato colocaram em vigor o esquema que a cada década torna-se mais sólido. Empurraram seus antigos prisioneiros para locais onde poderiam criar suas comunidades desprovidas da estrutura mínima de sobrevivência adequada e afastadas das varandas de suas suntuosas moradias. Longe da água limpa, energia elétrica (final do século XIX), caminhos para veículos e postos de saúde. Ficaram restritos à agricultura de quintal.
Surgiram as primeiras favelas que incham até hoje apesar dos mirabolantes planos emPACados.
Mas os “coronéis” não podiam perder a força de trabalho barato. Logo tornaram suas fazendas atrativas para estes abandonados que ainda carregavam na alma as imagens de injustiças que ali sofreram. As atrações eram a aposentadoria dos grilhões e chicotes e os salários (medidos em tostões) que eram menores do que os empregados “gastavam” (?) em alimentação, vestimentas, habitação, remédios. Em suma: quanto mais trabalhavam, mais aumentavam seus débitos com os patrões! Tal modelo hoje ainda é praticado contra os que adquirem a casa própria via BNH.
Quando um escravo (“cidadão”) decidia recorrer à Justiça, desistia logo que descobria que os tribunais (como hoje) eram controlados por parentes dos “coronéis” que definiam os políticos eleitos para os diversos cargos de comando (como hoje, via modernas urnas-E).
E a cada década, novos artifícios para sugar os ganhos dos empregados que fazem a nação se manter de pé (por mais quanto tempo?) foram lançados e aperfeiçoados de forma a cercar qualquer tentativa de burla. Vide IR que pega qualquer declarante que omite R$ 100,00 de ganho com algumas ações deixadas pelo avô, mas “anistia” clubes de futebol, conglomerados empresariais, agremiações “pilantrópicas” e outras entidades camufladas de “assistenciais” que possuam políticos definidos como “dirigentes” das mesmas.
Em paralelo a estas mordidas, ofereciam alimentos baratos (feijão + farofa + carne de gato) e eventos festivos (Carnaval, futebol que começava a empolgar, praia, etc) para amenizar o descontentamento latente mas facilmente abafado pelo povo isento de fibra e acomodado.
Depois de 100 anos, a sistemática não mudou. Apenas passou a usar novas ferramentas de maior penetração. E não mudou porque a população nunca foi orientada nas escolas em relação aos seus direitos em relação aos impostos que pagam. Não aprenderam a organizar seus núcleos em busca de suas necessidades.
Não confundir com as benesses concedidas aos “di menor” que podem praticar as maiores barbaridades sem precisarem pagar pelos delitos cometidos.
Após um século de dilapidação do patrimônio público pelas castas de pilantras que se encastelaram no poder, o povo ainda acredita que é “livre” por ter o direito de substituir seu smartphone a cada 3 meses (à prestação, compra 1 e paga 2) que apenas lhe serve para trocar idéias (que logo se dissipam) e ficar “por dentro das notícias”.
Que notícias são essas?
No lugar de enquetes pedindo sugestões sobre novos modelos para a educação, saúde, trânsito, desburocratização (isto dá uma nota preta aos herdeiros de cartórios), modernização de tarefas, preferem (“sugerem”) que a mídia (dominada) publique horóscopos, receitas de pratos, notas sobre casamentos e separações de artistas populares, enquetes sobre a cor da camisa do clube de futebol. Fora a degradação familiar alimentada a cada 6 meses pelo “cultural” Big Besta Brasil.
Enquanto aguardamos o cinturão de miséria ser apertado 1 mm a cada período (quase imperceptível), vamos nos distraindo com os próximos eventos esportivos que “elevam o nome de nossa nação” (além das dívidas) e enriquecem os signatários que triplicam os valores das construções dos “elefantes brancos”.
Depois das Olim...piadas de 2016 vamos “criar uma comissão” para analisar as causas do aumento da violência urbana em função do retorno dos traficantes ao seu status de comando escancarado com armas exibidas à luz do Sol em função do afrouxamento do eficaz(?) projeto UPP.
Quando despertarmos da letargia que nos contaminou por várias gerações, talvez não seja mais possível evitar a transformação de nossa pátria num grande “Braití”
05 de março de 2014
Haroldo P. Barboza é Professor. Autor dos livros: Brinque e cresça feliz e Sinuca de bico na cuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário