"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 14 de março de 2014

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILIERA

Coerência é tudo

“É preciso diminuir o papel do dinheiro, atrair novas vocações, é preciso criar um sentimento mais amplo de respeito à ordem jurídica, de respeito ao outro”.

Luis Roberto Barroso, ministro do STF, pouco depois de espancar a ordem jurídica com a absolvição do mensaleiro João Paulo Cunha do crime de lavagem de dinheiro.

Sempre a favor

“O PMDB é um partido da base”.

Valdir Raupp, presidente do PMDB, confirmando que o partido qualificado por Ciro Gomes de ajuntamento de assaltantes está sempre na base governista seja qual for o governante.

Best seller

“Fui deputado, líder, presidente da Câmara e agora, vice-presidente, por decisão do partido. Não preciso me apegar a nada. Tive sucesso na vida. Se escrever um livro sobre Direito Constitucional, ele vende 500 mil exemplares”.

Michel temer, vice-presidente da República e, pelo andar da carruagem, forte candidato a escritor de livros jurídicos que conseguirão 500 mil compradores se o autor encartar cédulas de 100 dólares a cada cinco páginas.

Alegria, alegria

“É papel do Congresso fiscalizar os atos do Executivo. Na política você tem momentos de mais tensão e de menos tensão. Não é o fim do mundo”.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e caixa-preta do PT, convocado pelo Congresso para prestar esclarecimentos ao Congresso, reiterando que, como descobriu a chefe, o PMDB só dá alegrias ao governo.

Me engana que eu gosto (2.455)

“O governo ouviu o recado do blocão, em alto e bom som. Tivemos derrotas do ponto de vista numérico, mas montaram uma comissão externa para companhar uma investigação que não existe”.

Arlingo Chinaglia, líder do governo na Câmara, chamando de “derrotas do ponto de vista numérico” as goleadas impostas a Dilma Rousseff e à bandada do PT por centenas de parlamentares que aprovaram a convocação de ministros metidos em histórias mal contadas, endossaram as investigações sobre maracutaias protagonizadas pela Petrobras e convidaram Romeu Tuma Junior a contar o que sabe, fora o resto.
 

Bom saber

“Fico muito tranquilo, porque sei que, mesmo se houve alguns casos de erros de entidades, a grande maioria faz exatamente o contrário”.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, convocado pelo Congresso nesta quarta-feira para prestar esclarecimentos sobre irregularidades em convênios com o ONGs, garantindo que nem todos os parceiros do governo são gatunos.

Coisa de estadista

“Vou tomar medidas drásticas com todos esses setores que estão atacando e matando o povo da Venezuela”.

Nicolás Maduro, prometendo castigar exemplarmente o presidente da Venezuela, todos os ministros, a cúpula do Judiciário, os parlamentares governistas e as milícias, fora o resto.

Clube dos Cafajestes (49)

“Eles buscam mortos para provocar a intervenção na Venezuela”.

Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, sugerindo que os opositores de Nicolás Maduro decidiram protestar contra o governo mandando bala nos adversários de Nicolás Maduro.

Motivos técnicos

“Foi uma decisão técnica. Nem toda cerimônia precisa contar com discursos”.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, disfarçado de nota da assessoria de imprensa, ao explicar que, como não conseguiriam impedir que as vaias endereçadas à presidente Dilma Rousseff fossem ouvidas do Oiapoque ao Chuí, os técnicos do serviço de som tomaram a decisão de cancelar a discurseira programada para a abertura da Copa.

Cartola malandro

“Estou convencido de que a situação no Brasil se tranquilizou. Vamos fazer a cerimônia de abertura de uma maneira que não aconteçam discursos”.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, ao informar que a cerimônia de abertura da Copa do Mundo não terá discursos, explicando que, como o Brasil vaia qualquer um quando a situação está tranquila, ele e Dilma Rousseff só vão chegar perto de um microfone em períodos de intranquilidade.

14 de março de 2014
in augusto nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário