Levantamento do Instituto Avante Brasil, com base no relatório "Global Status Report on Road Safety 2013", da Organização das Nações Unidas, abarcando 183 países, mostra que a quantidade de óbitos de cada um tem total conexão com o IDH, que mede, dentre outros fatores, a renda per capta. No ranking mundial de mortes no trânsito por 100 mil habitantes (com base nos dados de 2010), os melhores colocados estão entre aqueles com melhores rendas (em sua maioria apresenta renda alta): San Marino (alta), Mali (alta), Macedônia (média), Maldivas (média), Islândia (alta), Suécia (alta), West Bank e Faixa de Gaza (média), Andorra (alta), Reino Unido (alta) e Malta (alta). A mesma coisa vale para as taxas de mortes para cada mil veículos.
 
Entre os países com pior desempenho (maior índice de mortes no trânsito), quase todos, com exceção da Guiné Bissau (baixa) e Omã (alta), são de países de renda média: Niuê, República Dominicana, Tailândia, Venezuela, Irã, Nigéria, África do Sul, Iraque. Considerando as taxas de mortes por veículos, todos os países tem renda baixa e média: República Centro Africana, Sudão, Benim, Burundi, Guiné, República Democrática do Congo, Etiópia, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa e Congo.
 
Levando em conta a taxa de mortes para cada 100 mil habitantes, o Brasil, com 42.844 mortes no trânsito em 2010, ou seja, 22 para cada 100 mil, ocupou a 38º posição entre os países mais violentos no trânsito. Se levarmos em consideração a taxa de mortes por 1 mil veículos, sua posição cai para 102º posição, já que possuíamos a sexta maior frota de veículos do mundo (64.817.974 veículos registrados em 2010, segundo a ONU) e uma taxa de 0,66 mortes para cada 1 mil veículos, atrás apenas de Estados Unidos, China, Índia, Japão e Indonésia, em 2010.
 
O número de mortes no trânsito, assim como o de homicídios está fortemente associado à qualidade de vida nos países. Países com altos IDH´s apresentam baixos índices de morte no trânsito (7,7 para cada mil pessoas e 0,17 para cada mil veículos); em contrapartida, quanto menor o IDH de um país maior a probabilidade dele apresentar alto índice de violência no trânsito (0,81 e 16,2 no segundo grupo; 2,80 e 18,4, no terceiro grupo e 22,38 e 20,6, no quarto grupo).
 
Os países com os melhores IDH´s (Noruega, Austrália, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Nova Zelândia, Irlanda, Suécia, Suíça e Japão) apresentam baixíssimas taxas de mortes no trânsito, com exceção dos Estados Unidos, país com a maior frota de veículos do mundo e alta incidência de violência (11,4 mortes para cada 100 mil pessoas e 0,14 para cada mil veículos). Dentre os 10 de IDH muito elevado, é o pior país.
 
De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2013, realizado pelo Escritório das Nações Unidas para as drogas e o crime, em todo o mundo, os acidentes de trânsito são a segunda causa mais comum de morte de pessoas entre 5 e 29 anos de idade, sendo que 90% dessas mortes acontecem em países de baixa e média renda.