"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 14 de março de 2014

MENTIRINHAS DA DILMA


 
O pacote do governo de socorro ao setor elétrico é um anúncio "de mais inflação para frente", avalia o economista Fábio Romão, da LCA Consultoria. "Mais um elemento que dificulta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficar dentro dos 6,5%, que é o topo da meta de inflação. O cenário já não é bom, e esse é mais um fator que pesa. É uma equação difícil de fechar", afirmou.
Para ele, "o impacto deve ficar mais para a frente, pois há um escalonamento do repasse ao longo do tempo. Além disso, pode ter reflexo indireto em outros preços da economia, pois interfere no preço de outros produtos e não apenas na energia residencial. Segundo Romão, as medidas também terão impacto fiscal, embora ainda não seja possível estimar o peso dos novos aportes.
Na opinião de Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, seria melhor o governo promover um ajuste imediato de tarifa, mesmo que escalonado, ainda que gere impacto na inflação. Para ela, seria uma alta momentânea, diferente de um processo inflacionário. "Não ajustar a tarifa é um sinal equivocado", avalia.
"A sociedade tem de ter maturidade para entender que é um momento de ajuste e que o consumo de energia precisa ser desestimulado", diz Zeina. Para ela, uma medida nesse sentido ajudaria até mesmo a melhorar a imagem externa do Brasil.
O economista-chefe do Banco Fator, José Francisco Lima Gonçalves, considera o pacote positivo, dada a situação de incerteza que havia entre as distribuidoras. "O pacote sinaliza como e quem vai pagar a conta do aumento do custo de energia."
Do ponto de vista dos preços, Gonçalves diz que o repasse de parte desse custo para a conta de luz dos consumidores terá impacto inflacionário em 2015. Mas observa que ainda não estimou quanto o IPCA do ano que vem pode subir por causa disso. "Mas essas medidas vão doer na tarifa do ano que vem".
Felipe Salto, da Tendências, vê o pacote como "correto para equacionar uma conta que não fechava, mas a um custo elevado", que será o impacto na inflação, nas contas públicas e nos programas que deixarão de receber investimentos porque o governo terá de usar recursos para bancar parte da conta.
 
(Estadão)
 
14 de março de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário