"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SEGUINDO O SCRIPT

Genoino reclama de problemas de saúde, mas o doente ex-juiz Nicolau dos Santos Neto está na prisão

jose_genoino_18O estado de saúde de José Genoino Neto, condenado na Ação Penal 470 e cumprindo pena de prisão no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, deve ser levado em consideração, até porque trata-se de um direito do preso, mas o Judiciário não pode se deixar levar pelo excesso de exploração do caso por parte do PT e da militância petista.

Diferentemente da pessoa que ao se entregar à Polícia Federal, em São Paulo, na última sexta-feira (5), cerrando o punho erguido e cerrado e gritando “Viva o PT”, Genoino é um homem calado e que reclama de dores no peito. Pelo menos essa é a informação passada por familiares do ex-presidente do PT após visita no Presídio da Papuda.

Na cela em que divide com outros condenados no processo do Mensalão do PT, Genoino tem sido cuidado pelos companheiros José Dirceu e Delúbio Soares, que, segundo relatos, fazem o papel de enfermeiros.
 Antes de ser transferido para o Centro de Internamento e Reeducação da Papuda, onde há somente presos condenados ao regime semiaberto, Genoino tomou água de torneira, algo absolutamente normal em todos os presídios brasileiros. Ao se deparar com a cena, Dirceu disparou: “Você não pode beber isso”. Na sequência, o ex-comissário palaciano pediu água mineral para o companheiro de cela e foi atendido. Na esteira desse teatro dramático que está sendo apresentado aos brasileiros é importante fazer ao menos duas ressalvas. A primeira delas é em relação à questão da água de torneira. Os mensaleiros presos não estão passando uma temporada em SPA de luxo, mas, sim, cumprindo pena por envolvimento em crime de corrupção e outras figuras penais. Água de torneira milhões de brasileiros tomam, mesmo não estando no cárcere. Por isso, José Dirceu precisa descer do salto alto e assumir o papel de presidiário.

A segunda ressalva refere-se à saúde de José Genoino. Longe de querer ignorar os direitos do petista, há no sistema penitenciário brasileiro milhares de presos com as mais diversas doenças, a maioria sem atendimento médico. Não custa lembrar que o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, condenado no processo sobre o escândalo do Tribunal Regional do Trabalho, na capital paulista, encontra-se com a saúde conhecidamente debilitada, mas cumpre pena de prisão em presídio no interior de São Paulo.

20 de novembro de 2013
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário