"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A GRANDILOQUÊNCIA


A melodia do nosso Hino Nacional é muito bonita, mas a letra ainda me constrange, como tudo o que é grandiloquente: não me acostumo com tanta retumbância, margens plácidas, raios fúlgidos, impávido colosso. Aos primeiros acordes, me levanto respeitosamente onde quer que esteja e até cantarolo se estiver num dia de bom humor, mas, internamente, suplico: “Menos, menos...”.

Não porque me falte ufanismo – na verdade, falta, mas não é essa a questão. É que fico envergonhada diante de situações, eventos e principalmente de pessoas que levam tudo tão a sério. É muita pompa para pouca circunstância. A vaidade excessiva é a maior inimiga do homem, mas muitos flertam com ela sem se darem conta do ridículo.

O poeta Fernando Pessoa declarou que toda carta de amor é ridícula porque, claro, os apaixonados são grandiloquentes. A grandiloquência é inerente ao amor, no entanto, o amor só é ridículo quando se trata da paixão dos outros – se o amor for por nós, nunca parecerá um vexame.

A arte também abusa da grandiloquência porque é da sua natureza transcender. Alguns pintores são grandiloquentes, a música clássica é grandiloquente, e até mesmo canções pop se valem, de vez em quando, de um certo tom triunfal quando desejam causar efeito, caso do Queen ao gravar Somebody to Love e outras canções com coro e arranjos épicos, e a exemplo também de We Are the Champions, a escolhida para toda cerimônia de formatura – garantia de lágrimas dos familiares na plateia. O U2 também simpatiza com a grandiloquência, tanto que chamou Pavarotti para fazer parceria na bonita Miss Sarajevo.

E o que dizer de Another Brick ih the Wall, do Pink Floyd? Diante de tanta potência, a bossa nova pia fino, ela que é tão sussurrante e reservada.

Porém, fora do showbiz, dos palcos, das óperas e dos museus, a grandiloquência é forte candidata a cafonice. Estão aí os discursos intermináveis, cheios de retórica e ignorando a plateia bocejante. O uso de joias e maquiagem em quantidade abusiva, caracterizando as peruas alérgicas a batas de algodão e chinelinhos de dedo. As casas decoradas como se fossem castelos da imperatriz Sissi. As limusines pretas e, pior, brancas! – a não ser para fazer farra com os amigos num dia específico e olhe lá. Brigas escandalosas de casais em lugares públicos. Qualquer escândalo, aliás.

Grandeza e grandiloquência não são parentes, nem mesmo primos em terceiro grau. O DNA de um não tem nada a ver com o DNA do outro. Apenas os nomes são parecidos. Um é João, o outro é Jonathan.

Grandiloquência é parente, isso sim, da inconsistência. O excesso que confirma que algo está faltando.

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