"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DENGUE MATA MAIS DE 96% NO ANO. CASOS GRAVES CRESCEM 65%. DILMA EM CAMPANHA

 

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que metade dos municípios pesquisados no país apresentam risco ou grau de alerta para a Dengue. Capital fluminense está em estado de alerta para a doença
 
 Os casos graves de Dengue e o total de mortes em decorrência da doença cresceram em 2013, em comparação a 2012.
 
Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira, foram registrados 573 óbitos pela doença este ano, um crescimento de 96% em comparação às mortes em 2012 (292 registros).
 
Os casos graves da doença também escalaram: passaram de 3.957 em 2012 para 6.566 este ano, um aumento de 65%.
 
Metade dos municípios pesquisados pelo Ministério da Saúde em todo o país apresentam risco ou grau de alerta para a Dengue, segundo Dos 1.315 municípios observados em outubro e começo de novembro, 51% (ou 682 cidades) não estão no nível satisfatório de contaminação pelo mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypt. Do total, 157 municípios estão em situação de risco para a dengue e 525 em alerta.

 
Nos municípios classificados em situação de risco, mais de 4% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. É considerado estado de alerta quando os imóveis pesquisados apresentam índice entre 1% a 3,9% e satisfatório quando fica abaixo de 1%.
 
Por região do país, no Sudeste, 47,9% dos focos estão dentro das residências. Já no Nordeste, o armazenamento de água é a principal fonte de preocupação, com índice de 75,9%. No Sul e no Centro-Oeste o armazenamento de lixo o principal desafio, com taxas de 81,2% e 49,7%.
 
O Ministério da Saúde divulgou também nesta terça-feira, junto com os resultados do levantamento, medidas de combate à doença. Para as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, serão destinados aos estados e municípios R$ 363,4 milhões, o dobro do que foi entregue no ano passado. Em contrapartida, os municípios precisam cumprir metas como manter agentes de controle de endemias, garantir a cobertura das visitas domiciliares pelos agentes e realizar a pesquisa sobre os focos do mosquito.
 
- Hoje estamos começando o campeonato contra a dengue. O Ministério da Saúde tem feito o esforço de não esperar começar os casos e as transmissões de dengue, que ocorrem de janeiro a maio, para mobilizar o conjunto dos prefeitos e secretários municipais, além da sociedade civil - afirmou o ministro da Saúde,Alexandre Padilha.
 
Também foi lançada hoje campanha de combate à dengue, com o jogador de futebol Cafu. Com o slogan “Não dê tempo para a Dengue”, as peças serão veiculadas em TVs, rádio, internet, e em cartazes e outdoors.
 
O Ministério da Saúde também divulgou dados sobre os casos da doença e óbitos causados pela dengue no país. Em comparação com 2010, houve uma queda de 61% nos casos graves (de 16.758 para 6.566) e de 10% nos óbitos (de 638 para 573).

20 de novembro de 2013
Flávia Pierry - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário