"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CÂMARA INICIA PROCESSO DE CASSAÇÃO DE GENOÍNO NESTA 5a.

Votação do processo de perda do mandato do deputado mensaleiro só deverá ocorrer no próximo ano - até lá, ele continuará nos quadros da Câmara

José Genoino se entrega na sede da Polícia Federal, em São Paulo
José Genoino se entrega na sede da Polícia Federal, em
São Paulo (Ivan Pacheco)
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que a Mesa Diretora da Casa dará início nesta quinta-feira ao processo de cassação do deputado José Genoino (PT-SP), que cumpre pena em Brasília pela condenação no julgamento do mensalão. A Câmara foi notificada formalmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da situação do petista na noite desta terça-feira.
 
Alves afirmou que a abertura do processo de cassação é apenas o primeiro passo para tirar Genoino do quadro de deputados da Câmara. O trâmite é longo: o caso terá de ser analisado inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois levado ao plenário. Recentemente, em processo similar, a CCJ levou dois meses para aprovar um parecer sobre a cassação do deputado-presidiário Natan Donadon (RO). Em seguida, o plenário promoveu sua vergonhosa absolvição.
 
"Tendo chegado a notificação, já convoquei a Mesa Diretora para dar início ao processo [de cassação]. A Câmara representará, [o caso] irá para a CCJ, é isso que o Regimento determina", disse Alves nesta quarta. “O tempo para ser ou não cassado depende dos prazos da defesa. Esse é um procedimento regimental que não cabe boa ou má vontade, nós temos de segui-lo."
 
Como o presidente da Câmara afirmou que, após o vexame de Donadon, só pautará votações de processos de cassação de mandato quando o Congresso aprovar o voto aberto, a tendência é que o caso de Genoino só seja levado ao plenário no próximo ano. Ao abrir o processo, aliás, a Câmara descumpre a determinação do Supremo de cassar automaticamente o mandato de parlamentares condenados. 
 
Genoino está licenciado do cargo desde setembro, quando entrou com um pedido de aposentadoria por invalidez. O parlamentar foi submetido a uma cirurgia cardíaca e ficou internado por um mês. A junta médica da Câmara fará uma nova avaliação sobre sua condição de saúde em janeiro. 
 
Nesta terça-feira, o petista foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para passar por uma avaliação médica. De acordo com o advogado Luiz Fernando Pacheco, o laudo do deputado condenado aponta estado “crítico” de saúde. Em nota, o Ministério da Justiça negou que o deputado federal tenha problemas de saúde.

A ex-presidente do Banco Rural, Katia Rabelo, escoltada por policiais militares, passeia durante banho de sol no Complexo Penitenciario da Papuda
A ex-presidente do Banco Rural, Katia Rabelo, escoltada por policiais militares, passeia durante banho de sol no Complexo Penitenciario da Papuda - Ed Ferreira/Estadão
 
20 de novembro de 2013
Marcela Mattos - Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário