"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SAIBA COMO FISCALIZAR A ATIVIDADE DE PARLAMENTARES PELA INTERNET

Órgãos públicos são obrigados a divulgar dados de interesse da população



Você viu na reportagem do Fantástico a denúncia de parlamentares que estão sendo investigados por gastar dinheiro público alugando carros em endereços estranhos.

Com a lei de acesso à informação, órgãos públicos são obrigados a divulgar dados de interesse público, como gastos de parlamentares em viagens, despesas com aluguel de carros, combustíveis, segurança.

Essas informações estão disponíveis nos sites dos próprios órgãos. E o site do Fantástico preparou um passo a passo para que cidadãos comuns possam navegar por esses sites e fiscalizar parlamentares pela internet.

Existem muitas informações disponíveis nos sites de transparência da Câmara e do Senado. Abaixo, você vai aprender a fiscalizar as cotas para exercício da atividade parlamentar, a acompanhar a assiduidade dos parlamentares nas duas Casas e o comportamento em votações, bem como as propostas que apresentam.

COTAS PARA EXERCÍCIO DA ATIVIDADE PARLAMENTAR

No vídeo, você assiste a um tutorial que mostra como acessar os gastos declarados por deputados e senadores nas cotas para exercício da atividade parlamentar. Se você quer acompanhar um deputado federal, acesse www.camara.gov.br.

Para buscar informações prestadas por um senador, acesse: www.senado.gov.br. Para checar os endereços fornecidos nos portais de transparência do Congresso você vai precisar acessar ainda o site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br.

PRESENÇA E VOTAÇÕES
CÂMARA

Passo 1: Siga o tutorial do vídeo acima até encontrar a página de informações do deputado.

Passo 2: No canto direito da página, você vai encontrar 'presença em votações', em 'comissões' e em 'Plenário', como na simulação abaixo. Escolha uma delas.


Presença em votações Câmara (Foto: Reprodução)


SENADO

Passo 1: Acesse www.senado.gov.br e, no canto direito, escolha um senador.

Presença em votações Senado (Foto: Rede Globo)


Passo 2: Na tela com as informações do parlamentar, clique na aba ‘votações’, como na simulação abaixo.

Presença em votações Senado (Foto: Rede Globo)


PROPOSIÇÕES
CÂMARA

Passo 1: Siga o tutorial do vídeo acima até encontrar a página de informações do deputado.

Passo 2: Selecione ‘projetos de sua autoria’, logo abaixo da foto do parlamentar, como na indicação abaixo. Na  tela seguinte, você vai encontrar todas as proposições feitas pelo deputado.


Proposições Câmara (Foto: Rede Globo)

SENADO

Passo 1: Acesse www.senado.gov.br e, no canto direito, escolha um senador.


Presença em votações Senado (Foto: Rede Globo)

Passo 2: No canto superior direito, selecione ‘proposições’, como indicado abaixo. Na tela seguinte você vai encontrar todas as propostas feitas pelo senador.

Proposições Senado (Foto: Rede Globo)
 
02 de setembro de 2013
G1
(Matéria do Fantástico)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário