"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

PARA DIRIGIR O CADE, TEMER ACEITA O INDICADO PELO PP, "ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA"

Resultado de imagem para ciro nogueira
Ciro Nogueira, do PP, diz que não indicou ninguém
O presidente Michel Temer indicou na semana passada o nome de Alexandre Cordeiro Macedo para a superintendência-geral do  Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade. O nome de Macedo foi encaminhado ao Senado para ser apreciado. A indicação está publicada no “Diário Oficial da União” de sexta-feira (dia 8).
Macedo é ligado ao PP, e, segundo fontes do Planalto, seu nome foi uma exigência do partido e avalizado pelo senador Ciro Nogueira (PI) e pelo líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PB).
ENVOLVIDO NA LAVA JATO – Ciro Nogueira é presidente do PP. No fim de 2016, o senador foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Lava Jato.
A assessoria de Macedo informou que ele está no órgão há 2 anos. Sobre a indicação à época, confirma o apadrinhamento de Ciro Nogueira, do PP, mas afirma que sua nomeação é técnica.
No começo do mês, Janot apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a primeira denúncia na corte que aponta integrantes de um partido político, o PP, como participantes de uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras.
A superintendência do Cade é um posto de muito poder. Entre outras atribuições, o Cade é responsável por julgar e punir administrativamente, em instância única, pessoas físicas e jurídicas que pratiquem infrações à ordem econômica. Também é responsável por conduzir investigações e negociar acordos de leniência.
NÃO SABE DE NADA – Procurado pelo blog, Ciro Nogueira admitiu que “a origem” de Macedo era de ligação com o PP, mas disse “não ter sido comunicado” da indicação para a superintendência”.
“Ele trabalhou no Ministério das Cidades com Aguinaldo Ribeiro, foi secretário-executivo, figura muito voltada para esse lado, ele tem formação em Harvard. Na época, como conselheiro, nós fizemos a indicação. Mas, agora, não tenho participação como superintendente. De qualquer forma, na origem, ele era uma pessoa ligada à gente. Não sabia que tinha saído este ato”.
O blog procurou Ribeiro, mas não obteve retorno.
GRAVADO POR JOESLEY – Na semana passada, o jornal O Globo publicou uma reportagem relatando que Joesley Batista afirmou ter uma gravação de ‘Ciro’ dizendo que vai derrubar a Lava-Jato. A referência, segundo a reportagem, seria ao senador Ciro Nogueira.
Segundo O Globo, Joesley Batista criticou “Ciro”, que teria prometido facilidades para que ele usasse a Funcef, um dos maiores fundos de pensão do país, em seus negócios, mesmo em meio a investigações contra a empresa. Além disso, Ciro teria falado em “nomear gente do Cade, presidente da Vale” num momento considerado inadequado por Joesley.
O nome de Macedo ainda precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos. Se aprovado, ele irá cumprir um mandato de dois anos. Segundo fontes do governo, o PP pressionou a nomeação de Macedo e desbancou a candidata do ministro Torquato Jardim (Justiça), Amanda Athayde. Para garantir a indicação de Macedo, o PP chegou a ameaçar derrubar o nome de Amanda Athayde na CAE.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como se vê, continua a pleno vapor a “Operação Abafa”, destinada a inviabilizar a Lava Jato, nos mesmos moldes do que aconteceu na Itália com o desmonte da Operação Mão Limpas. Temer & Cia. agem como se não tivesse acontecido nada e alegam serem “perseguidos políticos”, igual a Lula, Dirceu, Vaccari, Dilma e o resto da gang. (C.N.)  

12 de setembro de 2017
Andréia Sadi GloboNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário