"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

DORIA E ALCKMIN, EX-AMIGOS, AGEM COMO ESTRANHOS NO NINHO DOS TUCANOS

Prefeito João Doria e o governador Geraldo Alckmin participam de almoço-debate promovido pelo Lide, na zona sul de São Paulo
Prefeito e governador vivem trocando farpas na mídia
Já virou novela. Dia sim, outro também, Geraldo Alckmin e João Doria lavam roupa suja pelos jornais. As juras de amor e lealdade ficaram no passado. O relacionamento dos tucanos entrou naquela fase em que tudo termina em queixas e insinuações. O motivo da crise é o fato de que os dois só pensam naquilo: a Presidência da República. Como o PSDB só pode lançar um candidato, governador e prefeito passaram a se bicar como estranhos no ninho.
Se ainda havia alguma tentativa de disfarçar o mal-estar, ela foi abandonada na semana passada. Doria admitiu mudar de partido se o padrinho não abrir mão da disputa em seu favor. Alckmin se irritou e disse que o “novo” na política é “falar a verdade”.
SANTO ANTÔNIO – Mais tarde, em entrevista a uma rádio, o governador foi questionado sobre o afilhado. Sua resposta revelou o tamanho da mágoa: “Uma vez meu pai me falou: lembre-se de Santo Antônio de Pádua. Quando não puder falar bem, não diga nada”.
O deputado Campos Machado, aliado de Alckmin, foi ainda mais explícito. “Não existe nada pior no mundo do que a traição. O senhor traiu o governador vergonhosamente”, disse, em discurso dirigido a Doria.
Não é a primeira vez que o eleitor brasileiro assiste a um confronto entre criador e criatura. O ex-governador Leonel Brizola, que rompeu com sucessivas crias, costumava dizer que “a política ama a traição, mas abomina o traidor”.
AFOBAÇÃO – A novidade no conflito atual parece estar na afobação do prefeito. Apesar da overdose de exposição, Doria está no cargo há apenas oito meses e dez dias. É pouco tempo para apresentar resultados consistentes, além da espuma do marketing.
Por outro lado, Alckmin ainda não conseguiu convencer os partidos aliados de que teria fôlego para vencer a eleição presidencial. O retrospecto não o ajuda. Em 2006, ele se tornou um caso único de candidato ao Planalto que teve menos votos no segundo turno do que no primeiro.

12 de setembro de 2017
Bernardo Mello Franco Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário