"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

FERNANDA MONTENEGRO CONDUZ NELSON RODRIGUES À ETERNIDADE DE SUA PRÓPRIA OBRA

Resultado de imagem para fernanda montenegro e nelson rodrigues
Fernanda dá um show interpretando o amigo Nelson
No domingo que passou, o programa Fantástico deu sequência à viagem que Fernanda Montenegro realiza com Nelson Rodrigues para a eternidade da obra do maior teatrólogo brasileiro, ao mesmo tempo memorialista, cronista apaixonado por futebol. Além disso, romancista. A série preparada por Fernanda Montenegro, domingo passado, estacionou a viagem no cronista esportivo. Apaixonado pela Seleção brasileira e pelo Fluminense, tem com parte de sua bagagem literária a coluna no O Globo “À Sombra das Chuteiras Imortais”.
A atriz abordou frases suas e, sobretudo, a descoberta do que ele chamava complexo de vira-lata, que pesava na alma de parte substancial da população. O Campeonato do Mundo conquistado em 1958 foi uma resposta à frustração de 1950, quando, segundo o próprio Nelson Rodrigues, fomos derrotados por um homem só: Obdulio Varela. A conquista histórica de oito anos depois na Suécia começou a mudar o complexo que o escritor identificava. Vibrou como poucos no bicampeonato de 62 e guardou tristezas para a derrota de 66.
BELA PREVISÃO – Em 70, apaixonadamente escreveu no início da Copa que o Brasil seria novamente campeão do mundo. O jornalismo esportivo se dividiu entre a euforia de Nelson e a isenção de Armando Nogueira, este na coluna diária do Jornal do Brasil. O impacto da certeza de Nelson e da dúvida de Armando deu margem ao surgimento de personagens de ficção como o “Sobrenatural de Almeida”, o “Gravatinha” e o “Palhares”. Sobrenatural de Almeida era a imagem da derrota e do derrotismo. Uma variante do complexo de vira-lata.
O destino levou a confirmação do que previa Nelson Rodrigues: na final do México, derrotamos a Itália. O êxito foi mais uma consagração passageira do cronista, já consagrado plenamente por suas múltiplas criações. Dentro e fora da realidade.
Hoje, olhando-se o passado com a lente da memória, concluímos que a diferença essencial entre Nelson Rodrigues e Armando Nogueira estava na arte do primeiro e no estilo do segundo. O artista não tem limites para si próprio. Ele flutua, voa na imaginação e usa a realidade para construir tanto a fantasia quanto o que considera no fundo da alma a sua própria realidade.
Resultado de imagem para fernanda montenegro e nelson rodrigues
Nelson e Fernanda, amigos desde sempre
A ARTE É UM DOM – A busca da ruptura, da criação, do encontro entre o fascínio criativo e a imaginação projetada no papel e agora nas telas da televisão e da internet, são características da arte que, como disse Noel Rosa, não se aprende no colégio. É um dom, um impulso com o uso das palavras e das imagens, e isso diferencia os artistas e as demais pessoas, que mesmo inteligentes não conseguem escapar dos limites em torno de si.
Para falar de limites desejo sugerir a Fernanda Montenegro que dedique um capítulo de sua série à peça “Vestido de noiva”, que está para o teatro brasileiro assim como o “Cidadão Kane”, de Orson Welles, está para o cinema internacional.
Deve ser esta talvez a última escala da viagem de Nelson Rodrigues, conduzida por Fernanda, em busca da eternidade do escritor e da eternidade de sua própria obra.

12 de setembro de 2017
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário