"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 1 de julho de 2017

CÂMERAS DE SEGURANÇA DE BANGU 8 MOSTRAM REGALIAS DE CABRAL NA CADEIA


Cabral circulava livremente no presídio de Bangu 8
Imagens de câmeras de segurança de Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, mostram as regalias e comodidades do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, durante o período em que esteve preso na unidade. Nas gravações, obtidas pelo RJTV 2ª edição, é possível ver Cabral circulando livremente entre pelos corredores – e até pelo pátio – do presídio, sem qualquer impedimento, fora do horário permitido. O Ministério Público informou que irá investigar as irregularidades filmadas.
As filmagens são do circuito interno da Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8). Em março deste ano, o juiz Guilherme Schilling, da Vara de Execuções Penais do Estado, determinou que as imagens das câmeras de segurança da unidade fossem apreendidas. O objetivo era verificar se alguma delas não estava funcionando e se todos os ângulos necessários do presídio estavam sendo filmados.
CELAS ABERTAS – Nas imagens recebidas pela Justiça do Rio, é possível ver o ex-governador e outros presos circulando pela unidade fora dos horários de banho de sol e visitas e jogando futebol na quadra do presídio. As celas da unidade eram mantidas abertas. Em uma das filmagens, é possível ver um dos detentos recebendo uma encomenda na porta do presídio. Ele ainda faz o pagamento em dinheiro em espécie e entra no presídio sem qualquer tipo de revista.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), a encomenda era um lanche comprado na cantina do presídio. “Quanto ao lanche recebido pelo preso a Seap esclarece que foi adquirido na cantina da unidade, que fica fora do pavilhão onde há as celas e o entregador, na verdade, é um funcionário da cantina”.
LIBEROU GERAL – Nos corredores de Bangu 8, muitos dos presos também circulavam sem impedimentos. Em uma das imagens, Cabral é abraçado pelos outros detentos. O ex-governador leva as mãos ao rosto, como se estivesse emocionado, e abraça companheiros de cela e presídio. De acordo com o RJTV, o dia e o horário da gravação coincidem com a notícia de que a ex-primeira dama, Adriana Ancelmo, estava deixando a cadeia pra cumprir prisão domiciliar, em 17 de março deste ano.
No fim de maio deste ano, Sérgio Cabral e os demais presos na Operação Lava-jato no Rio foram transferidos para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a unidade prisional é monitorada 24 horas por dia através de câmeras instaladas dentro das galerias, portarias, pátio de visitas, banho de sol, entre outros.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Autorizadas pelo cúmplice Pezão, as regalias de Cabral eram mais do que conhecidas. Para justificá-las, foram estendidas a todos os presos, mas apenas Cabral dormia na biblioteca, com ar condicionado, e podia receber alimentação de fora do presídio. (C.N.)

01 de julho de 2017
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário