"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

RORAIMA E AMAZONAS

OAB VAI LEVAR MASSACRES À CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS
MASSACRES EM MANAUS E RORAIMA DEIXARAM AO MENOS 90 MORTOS


SEGUNDO A OAB, O ESTADO PRECISA RETOMAR, URGENTEMENTE, O CONTROLE DAS PRISÕES. (FOTO: OAB)


O Conselho Federal da OAB e as seccionais da OAB decidiram levar à Corte Interamericana de Direitos Humanos os massacres que ocorreram no Amazonas e hoje (6) em Roraima. De acordo com a entidade, as chacinas foram motivadas pela falta de adoção de ações concretas por parte do Estado para resolver o problema, que sempre se repete.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirma que o objetivo da atuação na Corte Interamericana é fazer com que os estados tomem as providências necessárias para garantir a aplicação das leis e o Estado Democrático de Direito. Segundo ele, o estado precisa retomar, urgentemente, o controle das prisões que estão nas mãos do crime organizado.

No passado, a atuação do Conselho Federal e da seccional gaúcha na Corte Interamericana já fez com que o Rio Grande do Sul fosse obrigado a tomar providências com relação ao caos carcerário.

O presidente Lamachia também vai articular, junto com as seccionais, uma agenda de vistoria nos presídios que se encontram em estado mais crítico em todo o país. As vistorias devem ocorrer ao longo do primeiro trimestre.

O massacre no presídio de Manaus (AM) deixou 56 mortos, de acordo com o governo amazonense. Nesta sexta-feira (6) uma nova rebelião foi registrada em Roraima e deixou ao menos 33 presos sem vida.



06 de janeiro de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário