"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

REBELIÃO NO PRESÍDIO DE RORAIMA TEVE DECAPITAÇÕES E ATÉ CORAÇÕES ARRANCADOS





No piso da prisão, sangue e pedaços das vitimas esquartejadas
A rebelião que culminou com ao menos 33 presos mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima, repetiu as cenas de brutalidade vistas no motim que matou 56 detentos em Manaus no dia 1º de janeiro. Segundo relatos, parte dos presos de Roraima foram decapitados e esquartejados. Alguns deles tiveram o coração arrancado. Familiares dos presos se concentram na porta do presídio em busca de informações.
Em nota divulgada hoje pela manhã, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Polícia Militar (PM) estão na unidade que fica na zona Rural de Boa Vista, e que a situação está sob controle. Não houve registro de fugas.
As primeiras informações apontam para uma retaliação da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) ao assassinato de seus integrantes em Manaus por membros do grupo Família do Norte (FDN), ligados ao Comando Vermelho (CV). Vídeos da rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, que deixou 56 mortos, foram divulgados mostrando a execução de prisioneiros rivais da Família do Norte.
NA MADRUGADA – Segundo os agentes penitenciários de Roraima, uma briga começou por volta das 3h da madrugada, quando apenas 15 agentes estavam trabalhando. No presídio, há cerca de 1.700 presos, mas a capacidade é de cerca de 700.
Na terça-feira, o governo do Amazonas emitiu alerta para Roraima no intuito de avisar sobre porssíveis confrontos entre presos nas unidades do estado. O secretário titular da SSP-AM, Sérgio Fontes, ressaltou que Roraima e Rondônia tiveram recentemente confusões nos seus sistemas prisionais.
Em outubro, 11 detento

s foram mortos na penitenciária de Roraima durante um confronto entre o PCC e o CV. Alguns presos foram queimados e outros decapitados.
SEM EXPLICAÇÃO – As autoridades de Roraima ainda tentam entender o que ocorreu exatamente nesta sexta-feira porque, em novembro do ano passado, depois dos 11 homicídios, houve uma separação de membros do PCC e do CV. A penitenciária de Monte Cristo ficou reservada ao integrantes do PCC. E membros do Comando Vermelho foram para outras unidades.
As informações sobre a guerra entre as duas facções foram levantadas pela inteligência do sistema prisional de Roraima ainda no segundo semestre do ano passado. As autoridades flagraram um movimento intenso de “batismos” de novos integrantes por parte dos dois grupos criminosos. Uma facção ordenou a morte de quem se batizasse na outra, culminando nas rebeliões do ano passado. Agora, o governo investiga se o novo massacre também tem relação com a guerra.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Não se trata de seres humanos. Esses criminosos são muito piores do que qualquer animal raivoso, porque matam e mutilam exclusivamente por prazer. Como as facções PCC e CV estariam separadas, o que explicaria essa nova matança? Seria a Facção do Norte (FDN) novamente em ação? A única maneira de saber é perguntar a algum desembargador que tenha alguma proximidade com os criminosos, como acontece em Manaus. É o caminho mais prático e confiável. (C.N.)

06 de janeiro de 2017
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário