"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

PRESOS DE MANAUS TIVERAM BAILES FUNK COM MULHERES E BEBIDAS NO NATAL E REVEILLON


Resultado de imagem para complexo penitenciário anísio jobim (compaj) manaus - am
Adicionar legenda
No presídio, o regime até parecia fechado, mas era muito abertoUm vídeo feito por um policial militar na véspera de natal no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde uma semana depois uma rebelião deixou 56 mortos em Manaus, mostra que presos puderam comemorar a data com festa, embalada por música em alto volume. Um documento divulgado pela Associação dos Praças do Estado do Amazonas (Apeam), entidade que representa policiais militares, também revela que a ‘confraternização’ contou até com mulheres de presos, que foram autorizadas a passar a noite no presídio. O procedimento se repetiu na virada do ano, segundo o documento, que ainda informa que presos estavam autorizados a receber gelo em três dias, nas semanas que antecederam o Natal e o Réveillon.di











































AUTORIZAÇÃO 

“O pernoite está autorizado, no dia 24 de dezembro de 2016 (sábado), apenas para companheiras dos reeducandos, tendo como horário determinado para a entrada, das 18h às 20h. O término do pernoite será às 08h do dia 25 de dezembro, sendo realizada primeiramente a retirada das companheiras que estão custodiadas em unidades prisionais”, diz ofício sobre a padronização de visitas nas unidades prisionais de Manaus, encaminhado ao secretário de Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florêncio Filho, em 20 de dezembro por um dos setores do órgão.
Mais à frente, o documento esclarece a Pedro Florêncio que o pernoite também seria liberado no Ano Novo. Além do ofício, identificado como o memorando 064/2016 da Coordenação Do Sistema Penitenciário (Cosipe), o pernoite de mulheres de presos no Compaj, no dia 24 e no Réveillon, também é citado pelo ministro da Justiça, Alexandre De Moraes. Em nenhum dos casos, porém, é mencionado quantos presos puderam receber as visitas.
MASCULINO E FEMININO – No vídeo feito a partir da muralha do Compaj, um PM registra uma ala do presídio e relata que a festa de presos acontece em pelo menos duas unidades do complexo. “Maior festa aqui no Compaj, tanto no masculino quanto no feminino”, diz ele na gravação que mostra um som alto vindo da parte interna do presídio.
A gravação sugere que os presos mais pareciam estar em um baile funk, ao estilo pancadão, curtindo uma música do MC João, chamada ‘Baile de favela’. Na música, que tem mais de uma versão e letra que causou polêmica, são mencionados bailes funk de São Paulo.
No final do vídeo, o policial também menciona que rojões são disparados, mas não fica claro se os fogos foram soltos dentro do presídio.
Procurada por e-mail e telefone para falar sobre o assunto, a Secretaria De Administração Penitenciário (Seap) do Amazonas ainda não se manifestou.

05 de janeiro de 2017

João Carlos Silva
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário