"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de janeiro de 2017

DESDE 2009. APÓS REFORMA NO GOVERNO LULA, CÂMERAS SUMIRAM NO PLANALTO

MINISTÉRIO PÚBLICO FICA SEM SABER QUEM FREQUENTAVA O PLANALTO

EQUIPAMENTOS FORAM RETIRADOS DURANTE O GOVERNO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA


O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, revelou que desde 2009 - durante o governo Lula - o Palácio do Planalto, assim como o Palácio do Alvorada não têm câmeras de segurança internas. Declaração foi dada em entrevista para a revista Veja.

As retiradas foram feitas quando o Planalto passou por reformas, durante o governo Lula, mas após a conclusão dos serviços as câmeras não voltaram a ser instaladas. Etchegoyen acredita que a retirada foi proposital. Disse também que não quiseram a recolocação das câmeras, sugerindo que foi conveniente que o local passasse anos sem ter registros de imagens.

O general informou que já foi aberto processo de licitação para instalação dos equipamentos, e o govern deve gastar ao menos R$10 milhões.

Em razão da falta de câmeras, o GSI ficou impedido de atender solicitações de acesso a eventuais gravações formuladas pelo Ministério Público Federal, que investiga os ex-presidente Lula e Dilma e seus ministros.


15 de janeiro de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário