"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PRESENTE DE NATAL: TURQUIA E RÚSSIA FAZEM ACORDO PARA CESSAR-FOGO NA SÍRIA


Resultado de imagem para onibus na retirada de aleppo
Retirada de civis e rebeldes em Aleppo foi um passo para a paz
Turquia e Rússia chegaram a um acordo sobre um plano de cessar-fogo para toda a Síria que deve entrar em vigor à meia-noite, anunciou a agência turca pró-governo Anadolu. O plano tem como objetivo estender o cessar-fogo instaurado em Aleppo a todo o país, mas exclui os “grupos terroristas”, indicou a agência. Em caso de sucesso, o acordo servirá de base para as negociações políticas entre o regime sírio e a oposição, que Moscou e Ancara desejam organizar em Astana, capital do Cazaquistão.
Turquia e Rússia estão trabalhando para que o plano entre em vigor quarta-feira à meia-noite, ressaltou a agência, sem revelar mais detalhes.
A Anadolu também não informa onde e como o plano foi negociado, mas nas últimas semanas aconteceram reuniões entre Turquia, Rússia e representantes da oposição síria em Ancara.
ENTENDIMENTO – Desde o início da guerra na Síria, Rússia e Turquia manifestavam posições contrárias. Enquanto Moscou apoiava de modo veemente o regime de Bashar al-Assad, Ancara respaldava a oposição e pedia a saída do poder do presidente sírio.
Mas nos últimos meses, depois de superar a crise provocada pela derrubada de um caça russo pela Turquia na fronteira sírio-turca, os dois países iniciaram uma cooperação estreita na Síria.
A Turquia permaneceu em silêncio durante a ofensiva das tropas sírias, apoiadas pela aviação russa, contra o reduto rebelde no leste de Aleppo, que permitiu ao regime conquistar a totalidade da segunda maior cidade do país.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Para a concórdia e a paz mundial, este é o melhor presente deste Natal. A Síria merece uma segunda chance, é um país com intensa ligação com o Brasil, onde vive o maior número de imigrantes de descendência síria. (C.N.)

29 de dezembro de 2016
Deu no Correio Braziliense
(Agência France Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário