"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

LULA ACEITOU FAZER PROPAGANDA DA ITAIPAVA E A CHAMOU DE "A MELHOR DO MUNDO"



Lula atendia à Itapaiva e arranjava empréstimos no BNDES
E-mails interceptados na Operação Lava Jato mostram a direção da cervejaria Itaipava pedindo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizesse propaganda para a marca durante uma palestra em 2013. A mensagem foi escrita pelo diretor Douglas Costa, da Itaipava, e encaminhada por Walter Faria, dono do grupo, a Paulo Okamotto, dirigente do Instituto Lula e um dos assessores mais próximos do petista. A informação foi mostrada pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.
O e-mail tratava de preparativos para um evento em 2013 em Alagoinhas (BA), que teria a participação de Lula e no qual seria inaugurada uma unidade da empresa.
“Se o presidente puder falar que ‘A cerveja Itaipava, por ser 100% brasileira, é a sua cerveja preferida’ e, como falou na palestra de Atibaia ‘Não bebo muita cerveja, mais [sic] quando bebo é Itaipava’, seria ideal para nos dar força na chegada da marca na Bahia”, diz a mensagem.
“A MELHOR DO MUNDO” – A empresa pagou, de 2013 a 2015, um total de R$ 1,55 milhão por três palestras realizadas pelo ex-presidente. Além de Alagoinhas, ele esteve em Itapissuma (PE) e Atibaia (SP).
Lula, de fato, fez vários elogios em sua fala no evento na Bahia. Disse que a cerveja Itaipava era “a melhor do mundo” e que gostaria de experimentar uma “cremosa” da marca.
Em outra mensagem, o diretor da cervejaria afirmava que os empresários Emílio e Marcelo Odebrecht, o patriarca e o herdeiro da construtora, iriam acompanhar Lula no voo à Bahia.
A aeronave era um jato Falcon, de 12 lugares, que pertencia à Odebrecht. A troca de e-mails sobre a palestra está em um laudo público, anexado a uma das investigações sobre Lula.
LIGAÇÃO COM A ODEBRECHT – A Itaipava se tornou alvo da Lava Jato por conexões com a empreiteira Odebrecht. A PF apura a transferência de dinheiro da construtora fora do Brasil para uma conta de Walter Faria. Planilhas apreendidas também sugerem um elo entre os dois grupos, como pagamentos da empreiteira atribuídos a um “parceiro IT”.
A defesa de Lula diz que todas as palestras feitas pelo ex-presidente “têm origem em contratos privados firmados com a empresa LILS Palestras”, que são lícitos e tiveram os impostos recolhidos. “Tais palestras foram feitas com o mesmo valor de referência e nas mesmas condições para mais de 40 empresas de setores e países diversos”, diz comunicado enviado pelo advogado Cristiano Zanin Martins.
O advogado também reclama do “constante vazamento de dados relativos às atividades privadas” do ex-presidente e afirma que as investigações abertas “têm a única intenção de promover o desgaste da reputação e da imagem” de Lula.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É uma vergonha esse envolvimento de Lula da Silva com empresários. No caso da Itaipava, não somente fazia propaganda da cervejaria, como também arranjava empréstimos para a empresa no BNDES, com juros subsidiados, na gestão do amigo Luciano Coutinho. Como Lula mesmo gosta de diz, “nunca antes, na História deste país, se viu nada igual. (C.N.)

29 de dezembro de 2016
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário