"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

POUCOS CONHECEM AS PROPOSTAS FEITAS POR JANGO QUANDO ERA VICE-PRESIDENTE




Resultado de imagem para jango vice presidente
Cartaz da chapa de Juscelino e Jango já dizia tudo
A propósito do livro de João Vicente Goulart, “Jango e Eu”, que está sendo lançado, é bom lembrar que João Belchior Marques Goulart era filho de Vicente Goulart, que foi um dos maiores estancieiros do Brasil. Suas terras no Brasil, Argentina e Uruguai eram do tamanho do Estado de Sergipe. Aos 24 anos, Jango herdou o latifúndio com muitas dívidas. Trabalhou como um mouro, talando o território do Rio Grande do Sul no lombo de cavalo, fazendo negócios de compra e venda de gado. Em 45/46 invernava em terras alugadas ao Exército 40 mil cabeças de gado.
Getúlio era amigo de Vicente Goulart em São Borja, onde nasceram. Jango conheceu Getúlio ainda menino. E o visitava com frequencia para comer churrasco tomando chimarrão, depois que o presidente foi deposto em 1945.
Jango foi um jovem como outros, gostava de futebol, tendo jogado pelo Grêmio. Duas versões: uma diz que quebrou a perna jogando futebol; outra diz que caiu de um cavalo.
SEUS PROJETOS – As reformas de base propostas por Jango eram todas dentro dos preceitos democráticos. O que ninguém fala é de suas iniciativas como vice-presidente da República no governo Juscelino, com projetos de Reforma da Constituição: 

1-Reorganiza a Administração Federal; 
2 – Dispõe sobre a estrutura político-administrativa da Previdência Social; 
3 – Regula o direito do exercício de direito de greve; 
4 – Institui o regime jurídico do trabalhador rural e cria o abono da família rural;
5 – Dispõe sobre a locação de imóveis destinados a produção agropecuária; 
-Define os casos de desapropriação por interesse social; 
7– Institui o salário mínimo familiar; 
8 – Leis de diretrizes e base da educação nacional, com emendas que permitam a racionalização e modernização do ensino e o acesso do maior número de brasileiros aos seus benefícios; 
9 – Dispõe sobre a reforma bancária; 
10 – Dispõe sobre a remessa de lucros e retorno de capital estrangeiro; 
11 – Estabelece o Plano de Classificação de Cargos e Funções do Funcionalismo Civil; 
12 – Disciplina o ingresso de capitais estrangeiros no País; 
13 – Reorganiza as Delegacias Regionais do Ministério do Trabalho; 
14 – Autoriza a União a criar a Empresa Centrais Elétricas S/A – Eletrobrás.
Como patriota, Jango esteve preocupado com seu povo muito além do que se imagina. Essas propostas foram quase todas entre 1953 e 1958.

29 de dezembro de 2016
Antonio Santos Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário