"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 14 de agosto de 2016

ROTINA DE NEGAÇÃO: DESISTA DA POLÍTICA, POIS O PACTO DE PRINCETON DEFINE TUDO



Se você já sugeriu pressionar políticos de oposição – especialmente quando estão no PSDB ou DEM – talvez tenha observado alguém lhe dizendo: “Ei, desista, está tudo dominado, pois PT e PSDB atuam em conchavo por causa do Pacto de Princeton”.

Resultante do purismo e de um excesso de “ligação de pontos” – mais próximo de exacerbação do agencialismo do que de observação da realidade -, este tipo de atitude geralmente aparece como mais uma forma de negação da política. 
A lógica é clara: se os partidos de oposição “não servem” – pois estariam em conchavos – então só poderíamos crer nas alternativas mais radicais. Hoje apresentam essa alternativa como “votar no Bolsonaro”, mas daqui uns três meses podem mudar o discurso para “desistam das instituições e peçam intervenção militar” ou qualquer outra forma de negar as alternativas mais práticas.

Vamos aos fatos. O PSDB é uma oposição frouxa. Pelo seu esquerdismo, já se aliou ao PT em várias capitais. Ideologicamente, concordam em vários pontos. Mas, pressionados, podem gerar resultados. 
O que temos, quanto a evidências, é que são frouxos. Porém, a direita true neocon – que se diz a verdadeira direita – também é frouxa na hora de rotular a extrema-esquerda. 
Não é a frouxidão na hora de se opor – algo que sempre devemos criticar, pois a extrema-esquerda precisa ser mais atacada mesmo – que serve como argumento para dizer que “(x) tem conchavo com o PT”. 

A alternativa mais parcimoniosa mostra que o PSDB, quando pressionado, decide atacar o PT. Mas é preciso pressioná-los de verdade – como os petistas pressionam o próprio PT -, e não dizer “ah, deixe de pressioná-los”, pois isso é liberação de pressão, que jamais gera resultados.

Para justificar a tese do “conchavo”, os adeptos da negação da política falam do Pacto de Princeton, que teria sido assinado em 1993 por FHC e Lula, estabelecendo vários pontos para que o socialismo fosse estabelecido no Brasil. 
O problema é que quando questionamos essas pessoas por evidências desse Pacto, elas dizem que só existe em um lugar: em uma edição do jornal Granma, de Cuba, a qual desapareceu de todos os lugares. Esse tipo de desculpa não cheira bem..

Muito já se falou deste Pacto, mas muitos dos defensores de sua existência nem mesmo conseguem dizer o que está lá escrito. Evidentemente, tem gato na tuba.

Claro que não vale a pena dizer “não existe Pacto de Princeton”. A melhor alternativa é exigir evidências deste Pacto e buscar saber o que lá está escrito, mas aqueles alegando sua existência (e validade) dificilmente estão dispostos a apresentar essas evidências. 
No fundo, parece uma grande invenção forjada para desanimar as pessoas de lutar politicamente com as opções atuais, e,então, passarem a crer em coisas como “intervenção militar” ou em algum salvador da pátria com chances mínimas de vitória.

Aguardamos por evidências do Pacto de Princeton, por enquanto.

Em tempo: vale repetir que oposição frouxa não é evidência de conchavo e nem de Pacto de Princeton. Na época em que o STF deu o golpe do controle bolivariano de campanhas – em 17/9 – praticamente todos nós da oposição, incluindo de direita (e mesmo a direita true neocon), não usamos discurso assertivo o suficiente para derrubar a medida. Nisto, o PT venceu. Este é um exemplo de frouxidão de oposição – visto em toda a direita, e não apenas nos tucanos – que ocorre a todo momento. Logo, manifestação de frouxidão não serve como “evidência de conchavo”, pois se fosse o caso muitos do que hoje acusam existir um “pacto entre PT e PSDB” teriam que ser acusados de ter o mesmo pacto com o PT, o que seria absurdo. E igualmente carente de evidências.


14 de agosto de 2016
luciano henrique
in ceticismo político

Nenhum comentário:

Postar um comentário