"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

PIADA DO ANO: SUPREMO DIZ QUE DILMA TEM DIREITO DE RECORRER


Charge do Nani (nanihumnor.com)




















O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, afirmou na madrugada desta sexta-feira (15) que o tribunal poderá discutir se a presidente Dilma Rousseff eventualmente cometeu crime de responsabilidade. A fala ocorreu no final do julgamento do Supremo que negou uma liminar para suspender a votação do processo de impeachment de Dilma na Câmara, que está marcada para domingo (17).
“Acho de bom alvitre […] que fique essa fundamentação na ata, que acabo de explicitar, para que essa questão da tipificação [do crime de responsabilidade] possa eventualmente ser reexaminada no momento oportuno”, disse o presidente do STF.
“Então isso fica proclamado o resultado [do julgamento], com essa explicitação, de maneira que não fechamos a porta para uma eventual contestação no que diz respeito à tipificação dos atos imputados à senhora presidente no momento adequado”, completou.
RECURSO EM ABERTO
A discussão seria se o conteúdo da denúncia do processo de impeachment caracteriza ou não crime de responsabilidade. A acusação contra Dilma leva em conta as chamadas pedaladas fiscais e decretos que ampliaram os gastos federais em R$ 3 bilhões. O ministro não deixou claro em qual momento isso poderia ser questionado.
Ministro mais antigo do Supremo, Celso de Mello também afirmou que cabe um eventual recurso sobre a tipificação do crime de responsabilidade ao STF.
VOLTAR AO STF
“Se cabe ao Senado processar e julgar a presidente por suposto crime de responsabilidade, o exame da justa causa, o exame da tipicidade ou não da conduta que está sendo atribuída a ela isso será objeto de apreciação por parte do Senado, e se eventualmente a presidente entender que estará sendo lesada em seus direitos, ela poderá novamente voltar ao STF”, disse o ministro.
No julgamento, os ministros reforçaram que a Câmara examina se a peça acusatória preenche as condições para ser deliberada pelo Senado, que é responsável por ocasião do processamento e do julgamento se a adequada qualificação jurídica dos fatos narrados tem ou não procedência.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O Supremo Tribunal Federal, como se vê, continua mais realista do o rei, no caso, a rainha – aquela que reina, mas não governa, porque no final sempre faz o que Lula manda. Ao contrário do que Ricardo Lewandowski e Celso de Mello afirmaram, não cabe ao Supremo rever a decisão do Congresso. Como aconteceu com Fernando Collor, o então presidente perdeu o mandato, foi cassado, ficou sem direitos políticos e muitos anos depois o Supremo o inocentou do crime de corrupção, por falta de provas materiais. Agora, a História se repete como farsa. A presidente Dilma Rousseff perderá o mandato, não voltará nunca mais, e o Supremo apenas perderá seu tempo caso depois a declare inocente. (C.N.)

15 de abril de 2016
Márcio Falcão e Gabriel Mascarenhas
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário