"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

IMPEACHMENT NÃO PODE ATENDER A INTERESSES PARTIDÁRIIOS - DIZ CNBB



Charge do Ivan Cabral, reprodução da Charge Online




















Às vésperas da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff pelo plenário da Câmara, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) defendeu nesta quinta-feira (14) que o processo de deposição da presidente da República não pode atender “interesses pessoais, partidários e corporativistas”, respeitando “o ordenamento jurídico do Estado Democrático de Direito”.
“Seria deselegante de nossa parte ficarmos citando nomes, mas creio que essas questões todas envolvem também o julgamento do impeachment. É preciso ter consciência de que não pode ser um mero interesse pessoal, partidário e corporativista. Tem que seguir a Constituição e a verdade dos fatos”, afirmou dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral da CNBB, citando trecho da declaração divulgada pela entidade.
Em documento intitulado “Declaração da CNBB sobre o momento nacional”, divulgado nesta quinta, durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, que termina nesta sexta (15) em Aparecida, interior paulista, a entidade diz que o “bem da nação requer de todos a superação de interesses pessoais, partidários e corporativistas”.
DISTANCIAMENTO
O presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, afirmou que a entidade optou por “não manifestar uma posição político-partidária, nem emitir uma parecer mais técnico” sobre o impeachment de Dilma porque seria entrar em um campo que não diz respeito à Igreja Católica.
O vice-presidente da CNBB, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, disse que na declaração os bispos do país afirmam esperar “o correto procedimento das instâncias competentes” durante o julgamento do impeachment e que a CNBB “não se julga uma instância competente para este julgamento”.
Questionada sobre o fato de citarem o Estado Democrático de Direito aproximaria a CNBB da defesa de Dilma, a presidência da entidade afirmou que a expressão é usada tanto por quem defende a presidente quanto pelos defensores do impeachment.
DEMOCRACIA
“Não podemos retroceder. Não podemos perder essa preciosidade, a democracia”, afirmou dom Steiner.
“Não temos tido medo na Conferência de usar essa expressão independentemente de quem esteja a usando”, completou ele.
O documento divulgado nesta quinta também afirma que o “Brasil se defronta com uma conjuntura desafiadora”, com “escândalos de corrupção sem precedentes na história do país”.
“É verdade que escândalos dessa natureza não tiveram início agora; entretanto, o que se revela no quadro atual tem conotações próprias e impacto devastador. São cifras que fogem à compreensão da maioria da população. Empresários, políticos, agentes públicos estão envolvidos num esquema que, além de imoral e criminoso, cobra seu preço”, diz o texto.

15 de abril de 2016
Thais Arbex
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário