"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

ENTENDA COMO NOS TORNAMOS UMA NAÇÃO DE VONTADE FRACA




Fico preocupado quando ouço o pessoal do PT dizer que a democracia está ameaçada no Brasil. Isso mostra como eles continuam sem entender nada. Se considerarmos a democracia como um conjunto de regras formais que organizam o jogo político, isso não é verdade. Com ou sem impedimento da presidente Dilma, essas regras continuarão em vigor.
O que está sob ameaça é outra coisa. É a possibilidade de termos um projeto nacional. Isso, em boa medida, independe de Dilma ou Temer.
Fernando Henrique Cardoso, ao assumir a presidência em 1995, disse que sua missão era terminar com a Era Vargas. Só a cumpriu parcialmente. Foram necessários treze anos de governos do PT para que o nosso Estado nacional fosse, de fato, desmoralizado e aniquilado no mais elevado grau.
RECONSTRUIR TUDO
Será preciso reconstruir tudo, tijolo por tijolo. Mas não temos força, discernimento e grandeza para fazer isso. Ficaremos à deriva, talvez por muito tempo.
Presos em nosso labirinto de mediocridade, incapazes de realizar um esforço endógeno minimamente coerente, permaneceremos cada vez mais confinados em nosso lugar natural no sistema-mundo, na extrema periferia. O sonho do Brasil-nação, que floresceu no século XX – e a Era Vargas, com todas as suas limitações e defeitos, representou isso –, pode estar terminando. Essa é a dimensão de longo prazo da crise atual.
Foi exatamente essa advertência que tentei fazer muitas vezes ao longo dos últimos anos, recebendo, o mais das vezes, impropérios em troca. É tudo muito triste.
Em 2006 fiz uma intervenção oral no Fórum Nacional, no BNDES, dizendo que o Brasil estava se transformando numa “nação de vontade fraca” e que isso seria desastroso. Ela foi gravada e está no link abaixo.
http://www.contrapontoeditora.com.br/arquivos/artigos/200711121837500.ForumNacional.pdf

(artigo enviado pelo comentarista Mário Assis Causanilhas)

15 de abril de 2016
César Benjamin


Nenhum comentário:

Postar um comentário