"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

MALUF CONTINUA NA LISTA VERMELHA DA INTERPOL - DIZ PROMOTOR



Paulo Maluf. Foto: Dida Sampaio/Estadão
Eternamente impune, Maluf gosta de fazer uma piada atrás da outra



















O deputado federal e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PP-SP) continua na lista vermelha da Interpol, a relação dos criminosos mais procurados de todo o mundo pela polícia internacional. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 14, pela Promotoria de Nova York ao promotor do Ministério Público de São Paulo, Silvio Marques.
As autoridades de NY não explicaram porque o nome de Maluf foi retirado do site da Interpol. Mas o promotor Marques, um dos responsáveis pela investigação do ex-prefeito no Brasil, explicou que a situação de Maluf no exterior segue inalterada, embora o gabinete do parlamentar tenha informado na terça-feira, 12 que o nome dele havia sido retirado da lista pública de procurados no site da Interpol há cerca de um mês e meio.
PROCESSO NÃO PRESCREVE
Os investigadores norte-americanos também negaram que a situação de Maluf tenha mudado e confirmaram que segue ativa a denúncia contra ele por ter lavado nos EUA US$ 12 milhões que teriam sido desviados das obras da Avenida Água Espraiada quando era prefeito da capital paulista (1993-1996).  Diferente do Brasil, o processo contra Maluf nos Estados Unidos não pode prescrever enquanto ele não se apresentar à justiça americana.
O mandado de prisão do Ministério Público norte-americano foi expedido em 2007.  Além do mandado das autoridades americanas, no fim do ano passado Maluf e foi condenado pela justiça francesa a três anos de prisão pela lavagem de dinheiro naquele país e também passou a ter um mandado de prisão contra ele expedido pelas autoridades francesas.
PRIMEIRA CONDENAÇÃO
A sentença na França foi a primeira  condenação criminal do ex-prefeito, que já foi condenado na esfera administrativa pelas autoridades da ilha de Jersey, onde também mantinha contas no exterior.
As autoridades de Jersey determinaram em 2012 que as offshores ligadas ao ex-prefeito devolvessem US$ 22 milhões aos cofres da Prefeitura de São Paulo .
Além disso, ele é réu em quatro ações penais no Supremo Tribunal Federal, que ainda não tiveram sentença. A assessoria do parlamentar informou que ele não iria comentar o caso.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Maluf era um dos principais concorrentes ao troféu Piada do Ano, com suas críticas a Lula e ao PT, por estarem comprando votos na Câmara. Todos sabem que em 1985, na eleição indireta contra Tancredo, Maluf comprou muitos votos, mas foi traído. No caso do concurso, a piada de Maluf foi desclassificada, porque Fernando Collor teve a mesma ideia e deu uma palestra condenado a compra de votos por Lula e pelo PT. Como não aceitamos inscrição de piada em parceria, os dois foram eliminados e terão de apresentar novas criações. Maluf se adiantou e imediatamente se reinscreveu, ao anunciar que seu nome fora retirada da lista da Interpol. Sem dúvida, a nova piada é tão boa quanto a anterior. (C.N.)

15 de abril de 2016
Mateus Coutinho
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário