"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 14 de março de 2016

SER OU NÃO SER MINISTRO, UM DILEMA SHAKESPERIANO PARA LULA


As manifestações deste domingo acabaram com as ilusões de Lula, de Dilma e do PT. Em meio à derrocada do governo, com o fortalecimento do pedido de impeachment e o avanço dos processos para cassar a chapa Dilma/Temer na Justiça Eleitoral, o ex-presidente Lula, aos 70 anos, está diante do mesmo dilema de Hamlet, resumido na mais famosa frase criada por William Shakespeare – “Ser ou não ser, eis a questão”. No caso, a grande dúvida reside em decidir se vai forçar a barra para se tornar ministro, como última saída para escapar provisoriamente de uma prisão preventiva que se torna cada vez mais ameaçadora. Seus diversos advogados, com Nilo Batista à frente, ainda têm esperanças de que a juíza Maria Priscilla Oliveira recuse a denúncia oferecida semana passada pelo Ministério Público de São Paulo. Esperam que ela o faça nesta segunda-feira, em função da urgência que a situação requer.
SEGUNDA-FEIRA FATÍDICA
Por mera coincidência, é claro, Lula pediu à presidente Dilma que aguardasse até esta segunda-feira para que ele enfim decida se aceita ou não o convite para ser ministro, embora ninguém o tenha convidado para tal, pois quem se apresentou voluntariamente para a função de pasta indefinida foi o próprio Lula, sob pretexto de se tratar de uma reivindicação do PT para debelar a crise política, vejam que enredo criativo está sendo urdido.
Nos últimos dias, Lula até ganhou um alento, porque Nilo Batista convenceu os advogados de José Carlos Bumlai a desistirem de convocar o ex-presidente a dar depoimento como testemunha de defesa. Ou seja, Lula não precisará ir nesta segunda-feira à sede da Polícia Federal em São Paulo, para responder às perguntas que o juiz Sérgio Moro iria lhe fazer, através de videoconferência.
Mas é um alívio temporário, porque as provas contra Bumlai também são abundantes, ele é um homem idoso, cheio de problemas, a defesa alega que ele está com câncer, ainda não há comprovação. Se não estiver doente, a delação premiada se tornará uma saída praticamente irresistível, não há amizade que resista a tanta pressão. Vamos aguardar a perícia médica.
ALTERNATIVAS DESASTROSAS
Inventar o convite para ser ministro, não importa a pasta, pode ter sido fácil para Lula e Dilma, o difícil é criar um desfecho favorável, porque qualquer alternativa terminará sendo desastrosa para todos os personagens.
OPÇÃO 1) Se a juíza aceitar o pedido de prisão preventiva de Lula, a presidente Dilma agirá de forma insana caso mantenha o “convite” para protegê-lo sob a pasta do ministério. A chefe do governo estará cometendo crime de responsabilidade, tentando burlar a independência dos Poderes da República. O vexame internacional será patético, o impeachment se tornará inexorável.
OPÇÃO 2) Se a juíza recusar o pedido de prisão preventiva e Lula realmente virar ministro, o juiz Sérgio Moro enviará imediatamente ao Supremo um pedido de abertura de processo contra o ex-presidente, anexando as abundantes provas testemunhais e materiais já obtidas e pedindo a prisão imediata dele. Como o relator Teori Zavascki não vai querer sujar a própria biografia, levará a petição a exame da Segunda Turma, e o novo “ministro” Lula acabará despachando na cadeia, do mesmo jeito. O vexame internacional será maior ainda.
OPÇÃO 3) Lula e Dilma desistem dessa oportunística e vergonhosa nomeação, os advogados continuam defendendo o ex-presidente com a saraivada de recursos que caracteriza a estratégia de Nilo Batista, e o reality show da política brasileira seguirá seu curso, sem roteiro pré-determinado, mas com desfecho sem “happy end” para os principais participantes, pois Dilma fatalmente perderá a Presidência e Lula perderá a liberdade. É apenas uma questão de tempo. Trata-se de um enredo de terror e quem vai ganhar o Oscar é a força-tarefa.

14 de março de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário